Com o objetivo de alertar à população quanto aos cuidados a ser tomados nesse período de chuvas, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga Nota Técnica.

NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

De acordo com a última pesquisa de índices para o Aedes aegypti realizada no início do mês de maio, no município de Natal, foi registrada uma infestação de 2,4%, considerada pelo Ministério da Saúde como índice de médio risco para transmissão da dengue.

O aumento das chuvas pode significar uma maior vulnerabilidade para a ocorrência da doença no município, devido ao possível aumento de criadouros e ao conseqüente aumento de infestação vetorial. De acordo com o exposto, a Secretaria Municipal de Saúde solicita à população maior atenção quanto à limpeza e manutenção dos grandes depósitos que acumulam água (caixas d’água, cisternas, piscinas, entre outros) bem como, aqueles outros depósitos possíveis de se transformarem em criadouros do mosquito transmissor do dengue, como vaso de plantas, copos descartáveis, pneus e demais depósitos.

A doença manifesta-se através dos seguintes sintomas: febre, dor retro-orbitária (dor nos olhos), mialgia e artralgia (dores no corpo), cefaléia (dor de cabeça), manchas vermelhas no corpo, dentre outros sintomas. Ao apresentar alguns desses sintomas procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A luta contra o dengue é de todos nós. Medidas simples podem evitar a ocorrência dessa doença grave.

Todos Unidos Contra a Dengue