A vacinação dos profissionais da educação das redes pública e privada no município de Natal avançou nesta sexta-feira (18) para aqueles que atuam no Ensino Fundamental I e II. Foram destinados hoje para os dois postos exclusivos para esses profissionais 1.200 doses, sendo 600 no Ginásio Poliesportivo do Instituto Sagrada Família (Alecrim) e do Ginásio do Colégio Expansivo (Estrada da Redinha). No entanto, os profissionais da educação podem se imunizar no Palácio dos Esportes, através do drive thru ou como pedestre, sendo esse ponto aberto para outras categorias. A imunização para os profissionais da Educação Infantil foi concluída nesta quinta-feira (17), com a vacinação de 4.914 profissionais.  A vacinação acontece de domingo a domingo, das 8h às 16h.

A estratégia para essa nova etapa da vacinação foi definida em reunião conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, além do Sindicato das Escolas Privadas e a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RN.

Para se vacinarem os trabalhadores do Ensino Fundamental I e II necessitam apresentar a declaração da instituição de ensino, cópia do contracheque ou carteira de trabalho, documento com foto e cartão de vacinação. Os profissionais da Educação Infantil que não foram imunizados na vacinação volante podem buscar um dos pontos exclusivos nesta etapa para os trabalhadores da educação.

Emocionado durante o momento em que foi imunizado com uma dose da Oxford, o professor Washington Nogueira de Abreu que leciona Artes e Música na Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva falou da emoção. “Passei por um momento difícil por causa da Covid-19 no ano passado. Espero que todas as pessoas se vacinem, não fiquem receosas pensando que a vacina não serve. Ela serve! É um momento de muita alegria, uma esperança de que a vida volte ao normal, principalmente em relação à educação”.

Acompanhando a vacinação no Ginásio Poliesportivo do Instituto Sagrada Família, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Cristina Diniz destacou: “Os professores fizeram um apelo ao prefeito Álvaro Dias, para que nós abríssemos pontos de vacinação ao invés de fazer a vacinação in loco, como estava acontecendo antes, e assim estamos realizando. Nós finalizamos a etapa da Educação Infantil e agora abrimos a vacinação para o Ensino Fundamental I e II”.

Sem conseguir segurar a emoção, a assistente de secretariado da Escola Municipal Djalma Maranhão, Elisangela Dantas da Silva, falou sobre o momento. "É uma emoção muito grande. Perdi parentes por causa do Covid-19, mas, graças a Deus eu consegui ser imunizada”.

A professora Luana Angélica Pinheiro de Carvalho, da Escola Municipal Professora Ivonete Maciel chegou cedo ao ponto de vacinação e falou emocionada. “A felicidade é grande, por saber que estou imunizada e vou poder voltar para sala de aula. No meio de tantas perdas, eu perdi pessoas queridas que não tiveram a mesma oportunidade”.

Colega de trabalho da professora Luana Carvalho, a pedagoga Fabiana Correia, também atua na Escola M. Professora Ivonete Maciel e foram juntas para a vacinação. “Estou muito emocionada porque perdi pessoas queridas, que se foram, algumas que nem se foram pela Covid-19, mas, que eu não pude me despedir por causa das restrições. Estou feliz e triste ao mesmo tempo, mas, mais feliz por ter essa expectativa de voltar a atuar, de ver as crianças e ter aquela felicidade de estar em sala. Nós professores, somos professores porque amamos”.