A XXI Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat) abriu o ano letivo de 2021 na última sexta-feira (02), reunindo educadores infantis, professores e profissionais da Educação. Esta edição acontece de forma 100% online e tem como tema “JENAT em Rede: Práticas Docentes e Letramento Digital”. A Live de abertura ocorreu por meio da videoconferência Move To Google, com os palestrantes Marcele Aline da Silva Garrido, diretora de Projetos, Marketing e Ações pedagógicas na GetEdu e Wellington Mozarth Moura Maciel, google trainner, empreendedor e apresentador do programa GetEdu News.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, realizou a abertura do evento virtual e observou que em atenção às especificidades e às demandas do novo cenário político educacional em virtude da pandemia da Covid-19, esse panorama conduziu um princípio que exigiu de todos aprendizagens com as ferramentas que estão sendo inseridas nas práticas pedagógicas, mediando interações entre estudantes e docentes, escola e família, profissionais de educação entre si. “Esse cenário impôs desafios inéditos, inclusive em um formato virtual, encantador, admirável e inovador, com a Jenat tendo um número de inscritos de 2.270 participantes, confirmando o desejo dos trabalhadores da educação, de aprender mais e fazer melhor e socializar o trabalho exitoso, que é desenvolvido pela rede municipal de Natal”, afirmou.

Para a titular da pasta da Educação, professora Cristina Diniz, essa Jenat traz algo muito novo na questão de ensino e aprendizagem em relação às tecnologias da educação, da informação e do conhecimento. O motivo é que a Secretaria Municipal de Educação através da Prefeitura do Natal criou uma parceria institucional de acesso ao Google For Education para atendimento aos professores e alunos e as respectivas escolas. “O momento é de extrema alegria para todos, em relação ao início do ano letivo, ao evento e a parceria do Google. Desejo que tenhamos dois dias de muita discussão, aprendizagem, sucesso e, principalmente, que esses conhecimentos se transformem para a nossa prática do dia a dia, que faz com que o aluno aprenda e se transforme. Vamos fazer essa ação educativa, com paixão, amor e dedicação, é o que resulta na vida dessas crianças e jovens da nossa rede municipal”, enfatizou.

Na videoconferência Move To Google, os palestrantes Marcele Garrido e Wellington Moura, apresentaram vários pontos das ferramentas do Google que fazem interação entre professores e alunos e comentaram os principais aplicativos para serem explorados em aulas online que possuem políticas de segurança e filtros para todo domínio, incluindo o espaço de armazenamento em nuvem. “A Secretaria Municipal Educação de Natal está recebendo uma suíte de aplicativos como Google formulários, Classroom, Gmail, conta institucional, Calendar,  Drive, Google Meet, Docs, Sheets, Slide, Sites, Forms e  Google Keep. Hoje, todos os meus arquivos são colocados na nuvem, eu não preciso mais me preocupar com segurança, e nem com acesso, de onde eu estiver, eu consigo acessar esses arquivos”, disse Wellington Moura.

O destaque ficou para o e-mail institucional de professores e alunos que terão contas fechadas apenas à rede municipal de ensino passando a ter um ambiente extremamente seguro para utilizar as tecnologias digitais. “Esse domínio, ele tem políticas de segurança próprias, que são configuradas de acordo com as necessidades dos professores e dos estudantes. Então, aquele Gmail pessoal que você tem, deixa ele restrito lá só para as atividades particulares. A partir de agora, vocês vão receber emails de Natal. E ali, vocês estarão dentro do mesmo ambiente, professores e alunos. Isso faz com que fique muito mais seguro para vocês”, explicou Marcele Garrido.

A abertura da Jenat contou com apresentações culturais da Orquestrim da Conexão Felipe Camarão e do Coral Municipal Sons da Terra. A XXI Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat) é realizada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. São parceiros desta edição o Google Workspace for Education, Mind Lab, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e GetEdu (Compartilhando Experiências).