Os professores de Ciências da Natureza que atuam na Rede Municipal de Ensino de Natal participaram durante toda esta quinta-feira (12), de mais uma formação continuada, desta vez para discutir filosofia e história no processo de interdisciplinaridade. A formação “Cês Contam, ou eu Conto – A contação de histórias como recursos para a sensibilização ambiental”, foi ministrada pelo professor de Filosofia da Rede Estadual de Ensino, Kibson Rodrigo Santos da Silva, que leciona na cidade de São Miguel do Gostoso, distante 101 km de Natal.

O professor apresentou aos participantes diversas possibilidades para trabalhar com contação de histórias em sala, como a possibilidade da utilização dos personagens do Folclore Brasileiro, da Disney e até mesmo o clássico Harry Potter. Dentro dessas possibilidades, o palestrante destacou a importância do espaço para que o estudante conte sua própria história de vida, a partir da perspectiva dele inserido como sujeito no espaço que habita.

“O nosso principal objetivo é o desafio dos alunos se interessem de tal modo, pela contação de histórias como uma prática da leitura, e sensibilizando para temáticas ambientais, pois é um tema permanentemente em alta, e que infelizmente com notícias negativas, como o desmatamento, queimadas e desapropriação das terras indígenas. Então, a gente ainda tenta lutar muito, contra essas coisas negativas que vem acontecendo no Brasil, na perspectiva dessa questão ambiental”, pontuou o professor Kibson Rodrigo Silva.

A professora da rede de Ciências da Natureza da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, Mariana Leite destacou a importância de acrescentar mais a prática de contação nas aulas. “A apresentação foi linda e maravilhosa, o professor mostrou que temos a perspectiva que a contação de história seja só para criança, mas realmente é o oposto. Não tem idade. Então, irei utilizar mais ainda na minha prática docente”.

“Eu já tinha trabalhado com os meus alunos uns livros e a prática da contação de histórias, porém, de maneira diferente de como o palestrante apresentou na formação. Agora, tudo isso vai me servir de inspiração para utilizar os livros de uma forma muito mais rica e com todos os recursos que foram apresentados”, destacou a professora Ana Carolina Leiros, que leciona Ciências da Natureza na Escola Municipal Vereador José Sotero.

Para a chefe do Setor do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Freire de Lacerda, é fundamental a busca de alternativas para tornar cada vez mais o aluno como protagonista do processo. “A metodologia ativa inspira o aluno a ser protagonista, exercitar a criatividade”.