O prefeito Álvaro Dias recebe nesta sexta-feira (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para o lançamento do Plano Nacional de Expansão da Testagem para o Novo Coronavírus. A ação acontecerá às 10h, na Praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim e visa interromper o ciclo da disseminação da doença.

A testagem em massa da população busca identificar assintomáticos, tirá-los de circulação das ruas e convívio com outras pessoas e, assim, evitar a propagação do vírus. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará em tendas, no formato pavilhão, fazendo o acolhimento dos voluntários para a triagem, teste rápido e fornecendo o resultado dos exames.

Esta ação se soma a tantas outras que já ocorrem no município para evitar a contaminação da covid-19.  A Prefeitura do Natal vem trabalhando desde o início da pandemia, em todas as frentes, para conter o avanço da doença. “Tivemos um ano muito difícil. Todo este esforço para abertura de leitos, restrições e acompanhamento da população teve um resultado importante. Além dos 35 pontos de vacinação distribuídos em Natal e de uma rede de assistência montada durante todo este período de pandemia, estamos preparando uma boa estrutura na Praça Gentil Ferreira para testar pessoas assintomáticas amanhã, numa região que tem grande circulação, para prevenir e proteger o cidadão desse vírus. Esta iniciativa do ministério da Saúde é eficiente porque interrompe o ciclo de disseminação da doença”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

Na ação, serão utilizados testes rápidos produzidos pela Fiocruz. As coletas serão realizadas por profissionais da secretaria municipal de Saúde (SMS) e os resultados serão disponibilizados horas após a coleta. Para fazer o teste, os voluntários só precisam concordar, caso o resultado seja positivo, em se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, em seguida retornar para casa e manter o isolamento.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, uma estratégia de testagem sistemática e abrangente é fundamental para identificar casos sintomáticos e assintomáticos na população geral e em grupos vulneráveis. Além disso, serve de base para orientar a implementação de medidas de controle da circulação do vírus. “As informações obtidas por meio da análise dos dados coletados poderão subsidiar os gestores no planejamento de abordagens semelhantes e na adoção de medidas adicionais para conter a doença”, afirma o ministro.

Com os resultados das coletas, o Ministério da Saúde quer medir a aceitabilidade da população em realizar os testes, o tempo necessário para triagem, o processo de rastreabilidade do uso dos testes, o perfil epidemiológico dos voluntários e o resultado positivo entre os indivíduos testados, sejam eles sintomáticos ou assintomáticos.