A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Natal (Semdes) está sendo representada pela secretária Sheila Freitas na I Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Ela é uma das convidadas pelo Ministério da Justiça (MJ) para integrar o evento, que teve início nessa quarta-feira (10) e segue até a próxima sexta-feira (11), no Centro de Convenções de Natal, situado na Via Costeira. 

 
A Jornada tem como tema a “Valorização dos Profissionais de Segurança Pública” e reúne secretários de Segurança Pública, comandantes das polícias, do Corpo de Bombeiros Militares e de Guardas Municipais, além de chefes de Polícia Civil e diretores de Institutos de Perícia de todo o Nordeste. 

 
O evento conta com a presença do ministro da Justiça, Anderson Torres, e durante os encontros estão sendo debatidos temas como o policiamento rural; a segurança pública e a criminalidade nas cidades e nas regiões de fronteiras; o enfrentamento à violência doméstica e contra a mulher; além de ações federais como os programas Habite Seguro (de apoio a profissionais da segurança pública interessados em adquirir uma casa própria) e o Pró-Vida (que busca promover ações que preservem a saúde física e mental e a segurança no trabalho da categoria). 


A secretária Sheila Freitas, ressaltou a importância da Jornada como uma forma de discutir a segurança, traçar planos, investimentos e políticas públicas de valorização do operador de segurança pública. “É um momento onde o Governo Federal olha para o agente de segurança pública e entende que a valorização desse profissional é de suma importância para construir um país mais seguro e pacifico”, disse. 

 
Além da secretária Sheila Freitas, a Semdes conta com uma equipe de técnicos composto pela coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Cidadania Feminina, professora Udymar Pessoa, pelas assessoras técnicas, Valéria Wanderley e Virna Barros, e pelo comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Alberfran Grilo. Mais de 200 pessoas ligadas à gestão da segurança se inscreveram para participar da etapa nordestina da I Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, em Natal.