A Prefeitura de Natal está realizando um conjunto de obras estruturantes para o desenvolvimento do bairro do Planalto, zona Oeste de Natal, que inclui drenagem e pavimentação de 18 ruas somente na primeira etapa. Desse pacote, uma das mais aguardadas é a nova lagoa de captação de água pluvial do bairro, considerada a terceira maior da capital, cuja estrutura chegou a 60% da conclusão. Nesta sexta-feira (12), o prefeito Álvaro Dias vistoriou a obra no bairro, acompanhado da primeira-dama Amanda Grace Dias e dos secretários de Serviços Urbanos Irapoã Nóbrega, Esportes Jódia Menezes e a adjunta Nina Salustino, Gabinete Civil, Joham Xavier e da Secretária-Executiva, Danielle Mafra. 

No local conferiu a edificação, assim como a construção da galeria de águas pluviais que vai dar suporte ao sistema de drenagem do projeto e o avanço da pavimentação do bairro. A lagoa terá a capacidade de armazenamento de mais de 11 mil litros e vai acabar com os problemas de alagamentos, além de ter a capacidade de atender o crescimento do bairro pelos próximos anos.

"Essa obra quase concluída vai permitir a drenagem de quase 50 ruas que eram alagadas durante o período do inverno. Agora esse problema aqui no bairro do Planalto vai estar devidamente solucionado. Estamos colocando um fim ao transtorno que essa população sofria. É uma obra robusta e representa a concretização de um sonho antigo dos moradores do bairro”, lembra.

Álvaro Dias conversou com moradores do bairro e ouviu deles a satisfação de ver a obra concluída. Caso do seu Vitório Emanuel Guerra, tido como o primeiro morador do Planalto. 

Serralheiro e ex-atleta, chegou ao local quando ainda era loteamento e construiu sua casa em 1985. “Esta é a primeira vez que um gestor inicia um conjunto de obras desse porte. Estamos gratos por essa mudança e o bairro que vai transformar nossa comunidade”. 

Além da lagoa de Captação, Álvaro Dias visitou algumas ruas que estão em fase de pavimentação, como a Santa Adélia, Vicente Martins, Navegador Délio Otton, Rua Carlos Figueira e Clodoaldo Caldas.

No conjunto Monte Belo, bairro do Jiqui, Álvaro Dias também conferiu o andamento da recuperação da praça e a entrega da quadra poliesportiva do bairro.