Com uma performance poética dos membros da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), a campanha Ler livro é ser livre foi lançada, no último sábado, 26, e prossegue até o final de agosto. No momento do lançamento, realizado na livraria Siciliano do Midway Mall, diversas pessoas já estavam colaborando e fazendo as doações que irão beneficiar as crianças da rede municipal de ensino.

A campanha é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, (SME), com a ONG Novos Líderes e irá destinar as doações às escolas da rede pública municipal. Os livros recebidos posteriormente serão catalogados e distribuídos pela equipe de livros didáticos da SME.

Os recitais de poesia foram intercalados por falas dos poetas ressaltando a importância da leitura no universo infantil. A SME estava representada pela secretária adjunta Tânia Leiros e pela coordenadora de Administração e Finanças Adriana Trindade. Dos Novos Líderes estava presente a sua diretoria, presidida pelo empresário André Sudário.

A poetisa Jania Souza, ela própria autora de livros infantis, fez a sua colaboração, depositando exemplares no caixote oficial da campanha, que prossegue até o dia 29 de agosto. O diretor social da ONG, Karol Diniz, fez um apelo aos presentes: “Contribuam e façam com que as crianças tenham acesso aos livros, responsáveis por abrir novos caminhos e trazer novas idéias”.

Sobre os Novos Líderes:

O grupo Novos Líderes consiste num projeto do setor privado que visa refletir temas da esfera pública que demandam um novo posicionamento e rápido planejamento dos gestores políticos, da rede empresarial e da sociedade, como educação, saúde, política, reforma tributária e meio ambiente, a fim de definir metas, consolidar diretrizes, aglutinar grupos empresariais e aplicar propostas.

Em Natal, o Novos Líderes iniciou suas ações na área da educação, uma parceria com a executivo municipal, que já rendeu contribuições e iniciativas em diversos projetos na área.