Em cumprimento aos acordos feitos durante as reivindicações dos professores municipais, na greve no final do ano passado, a prefeita Micarla de Sousa concedeu aos professores da Secretaria Municipal de Educação (SME) mudança de nível, nos termos do Artigo 15, Parágrafo Único da Lei Complementar nº 058, de 13 de setembro de 2004. Um total de 83 professores foram beneficiados com a mudança de Nível 1 (N1) para Nível 2 (N2).

A promoção horizontal e vertical entrou em vigor no mês de junho, embora os valores em atraso - tanto da promoção horizontal, como da vertical - serão creditados no contra-cheque dos professores a partir de julho deste ano.

A Prefeitura Municipal do Natal também consentiu para os professores diversas promoções horizontais, nos termos dos Artigos 16 e 17, da Lei Complementar nº 058, de 13 de setembro de 2004, sendo beneficiados 486 professores de Nível 1 (N1), 919 professores de Nível 2 (N2), 27 professores de Nível Especial (NE 1) e um professor de Nível Especial 2 (NE 2). As promoções horizontais resultaram um impacto na folha de R$ 1,4 milhão e as promoções verticais de R$ 1,2 milhão.

O secretário municipal de Educação, Edivan Martins, homologou o resultado da avaliação para promoção horizontal dos profissionais, que interpuseram recurso. Foram 17 para professor de Nível 1, 22 para professor de Nível 2 e 2 para professor de Nível Especial. Além de 14 servidores da secretaria de Educação que foram atribuídos com gratificação por título.