Resgatar e preservar a história da comunidade de Cidade Satélite. É com esse objetivo que a Prefeitura do Natal lançou na manhã desta quinta-feira, 1º de julho, na Escola Estadual Professor Antônio Pinto, na Avenida Paranapanema, o livro Memória Minha Comunidade “Cidade Satélite”. O exemplar entregue hoje à população conta a origem e a evolução do conjunto habitacional, construído na década de 80. O evento contou com a presença da Prefeita Micarla de Sousa.

Segundo o historiador e coordenador do Programa Memória Minha Comunidade, Luciano Capistrano, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente
e Urbanismo (Semurb) propõe contribuir com a preservação da história da evolução urbana da cidade. “È importante para a cidade buscar o resgate
histórico por meio da memória dos seus habitantes, para que a população se perceba como parte construtora dessa história”, afirma.

O titular da Semurb, Olegário Passos, parabenizou toda a equipe que participou da elaboração do trabalho, e disse ser uma honra estar à frente de uma secretaria capaz de construir uma obra de suma importância para Natal. “Quando preservamos a história de uma comunidade, permitimos que as futuras gerações conheçam suas raízes, que contribuem para a formação de sua identidade”, ressalta.

O livro busca em suas páginas mostrar a relação existente entre a comunidade e os bairros vizinhos, as dificuldades no início do conjunto devido à falta de estrutura e as manifestações populares. A coletânea contou com a parceria de professores do Departamento de História da UFRN e voluntários. O acervo foi feito por meio de pesquisas em jornais de bairro, arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do RN, além do levantamento oral feito em conversas com moradores.

Para a moradora do conjunto há 28 anos, Maria das Graças Dantas, a iniciativa da prefeitura é muito válida, pois possibilita que a população coloque no papel a sua história. “Eu como professora acredito que esse livro será um suporte para nortear o ensino nas escolas do bairro, pois muitos alunos não conhecem a origem do local onde vivem”, revela.

A publicação ‘Cidade Satélite’ é o primeiro dos 36 livros que serão confeccionados pela Semurb. Ainda segundo Capistrano, “a escolha pelo conjunto para ser o projeto piloto do Programa, se deu pela sua localização geográfica, já que está inserido entre Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s) e o rio Pitimbú, responsável por parte do abastecimento de água da cidade.Além disso, pelo histórico de lutas da comunidade em defesa do meio ambiente” finaliza.

Estiveram presentes no evento o chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, o secretário de educação do município, Edivan Martins, o diretor da Escola Antônio Pinto, Walter Costa, os professores de História da UFRN, Henrique Alonso e Carmem Margarida de Oliveira, o presidente do Conselho Comunitário de Cidade Satélite, Paulo Rogério, além de diversas lideranças comunitárias e moradores.