A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) faz um balanço da vacinação contra a Covid-19, no trailer da árvore de Mirassol, durante a programação do Natal em Natal. De 19 de novembro de 2021 a 06 de janeiro de 2022, foram aplicadas 2.751 doses de vacinas, durante o funcionamento desse ponto, que funcionou de quinta-feira a domingo das 18h às 22h. Desse total, foram aplicados imunobiológicos que contemplaram a primeira, a segunda e a terceira dose do esquema vacinal da população.

A SMS Natal atualmente, disponibiliza postos de vacinação em funcionamento no Via Direta, Nélio Dias, Partage Norte Shopping, Midway Mall e nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde. Os horários, documentação e dúvidas frequentes podem ser conferidos em vacina.natal.rn.gov.br .


"A gente disponibilizou esse ponto extra, em horário especial, como uma estratégia para facilitar o acesso da população.​ A adesão foi muito boa, por isso​ ​v​amos avaliar novos locais e estudar outras possibilidades de ampliar essa vacinação com o trailer em outros pontos. ​Ainda assim é muito importante que as pessoas se atentem aos prazos e possam tomar a segunda e terceira dose para garantir uma imunização eficiente contra esse vírus​. Mais de 70 mil pessoas estão com D2 em atraso no município​", comenta George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

VACINAÇÃO EM NATAL

PRIMEIRA DOSE
Pessoas com 12 anos e mais.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD
Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.

JANSSEN

A dose de reforço da Janssen pode ser aplicada com 02 meses de intervalo utilizando o imunizante Pfizer, para qualquer morador de Natal.

Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 05 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 18 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de  Coronavac, Oxford e Pfizer) e população com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).