Em virtude dos índices crescentes dos atuais quadros virais relacionados à Covid-19 e à gripe Influenza, a Prefeitura Municipal do Natal decidiu cancelar a programação oficial do próximo Carnaval na cidade. A decisão atende a recomendações do Comitê Científico do Município e de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, com base nos índices de 600 atendimentos por dia nos dois Centros de Enfrentamento criados pela gestão para conter casos da Síndrome Viral e do coronavírus com a variante Ômicron. 

A Prefeitura mantém, com essa medida preventiva, o propósito que guia suas ações desde o início da pandemia do coronavírus, no sentido de preservar vidas e prestar a melhor assistência em saúde à população da cidade. Realizar o Carnaval iria de encontro a esse princípio. Primeiro, pelo alto potencial do evento de mobilizar grandes públicos e, consequentemente, por ampliar os riscos de uma maior propagação das doenças que hoje afetam a cidade ao mesmo tempo. 

Após muita discussão interna sobre o tema, com participação dos membros do Comitê Científico do Município e da equipe da própria Prefeitura, a conclusão é de que o cancelamento da programação carnavalesca não é apenas necessário, mas inevitável. A medida, portanto, está sendo adotada com serenidade e, sobretudo, em consonância com o que o atual quadro sanitário exige.