A Loja Conceito Natal Original renovou a esperança de mais de 120 artesãos, que durante o período do Natal em Natal, puderam expor e comercializar a produção artesanal após mais de um ano de recessão econômica. Durante as semanas do evento, a exposição movimentou cerca de meio milhão de Reais e conseguiu impulsionar a economia local. Localizada na praça da Árvore (Espaço Cultural Marilene Dantas), em Mirassol, a loja Natal Original, reuniu variados estilos e formas de produção artesanal e se consolidou como novo ponto turístico da capital potiguar.

O espaço, administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas, reuniu peças utilitárias e decorativas. Na edição de 2021 do Natal em Natal, a Natal Original ganhou uma nova identidade visual, criada pela designer Cris Ribeiro, através de uma parceria com o Sebrae/RN. O secretário da Semtas, Adjuto Dias,  aposta na continuidade do trabalho para gerar mais emprego e mais renda para os micro e pequenos empresários.

“As peças expostas e comercializadas levam um pouco da nossa cultura para o mundo. São verdadeiras obras de arte feitas por artesãos locais, que encantam. Além de toda carga artística e cultural, a Loja Conceito Natal Original movimentou a economia local, gerou ocupação e renda, e vai continuar assim por todo ano. O nosso objetivo é investir cada vez mais na economia solidária e criar novos espaços para os artesãos de Natal”, destacou o secretário.

Os expositores foram credenciados pela Semtas e selecionados por meio de edital, realizado no mês de setembro, como parte do processo de fomento do artesanato e da economia solidária.

Leontina Dias, esteve durante os mais de 50 dias na Loja Natal Original, durante o período conseguiu lançar novos produtos e ampliar a clientela. “Foi além do esperado, lançamos velas hidratantes e velas vegetais, além das velas com aromas já consagrados. Consegui firmar novas parcerias e aumentar a produção. Só temos a agradecer pela grande oportunidade. Este ano foi um sucesso!”.

Com uma trajetória de quase 30 anos no artesanato, o artista Igor Azevedo levou para a exposição peças em pirogravura. O artesão, de 41 anos, ressaltou a importância da retomada dos eventos culturais na cidade. "Participar desses 51 dias do Natal em Natal foi muito gratificante e superou todas as nossas expectativas. A estrutura, o apoio da equipe técnica, o zelo para com todos os artesãos. Estou muito grato pela oportunidade de comercializar meus produtos na Loja, de apresentar a minha arte tanto para os natalenses quanto para os turistas que visitaram a exposição”.

Os artesãos agora farão um breve recesso, para começar a preparação para a Fiart (Feira Internacional de Artesanato), que acontece entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro. Em seguida, eles retornam à loja Natal Original para dar continuidade ao projeto de revitalização do espaço, que acontece em parceria com Sebrae, através da metodologia "Lugares de Charme", com a designer social Cris Ribeiro.