A Prefeitura de Natal alerta os contribuintes que têm parcelamentos de negociações realizadas em outros anos para que não deixem de honrar com seus pagamentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Tributação, os boletos que vencem em 2022 já estão atualizados e disponíveis no portal Directa. 

Como a atualização dos valores dos parcelamentos nas negociações de dívidas em tributos é feita de forma anual, a cada ano, em janeiro, os contribuintes que se encontram nesta situação têm que imprimir os boletos a vencer. No caso dos parcelamentos são duas as datas de vencimento e o secretário municipal de Tributação, Ludenilsonn Lopes, afirma que, dos que venceram neste último dia 20 (quinta-feira), houve um volume significativo que deixaram de ser pagos. 

Na data de vencimento do dia 20 de cada mês, neste mês de janeiro foram pagos 2.889 boletos e deixaram de ser pagos 2.977. Para a outra data de vencimento, dia 25 de cada mês, já pagaram de forma antecipada 2.242 contribuintes e o volume de pessoas que faltam pagar é de 11.489. O dia que vence é na terça-feira da próxima semana. 

“Estamos chamando a atenção desses contribuintes que têm parcelamento para que imprimam seus boletos que vencem mês a mês este ano para que sejam pagos nas datas certas, para que não corram o risco de perder o parcelamento e a negociação”, afirma o secretário de Tributação, Ludenilson Lopes. Ele acrescenta que as dívidas já negociadas não podem ter novo parcelamento e que caso o boleto não seja pago até 90 dias da data de vencimento, a negociação é cancelada. 

Acesso
Para ter acesso aos boletos atualizados para este ano, basta o contribuinte entrar no portal Directa, a partir da página da Semut https://www.natal.rn.gov.br/semut/ e no menu à esquerda, dentro do quadro “Carnês 2022”, escolher o ícone “Parcelamento”. O usuário será remetido à página de “Emissão de DAM de parcelamento”, preenche os dados pedidos como “Inscrição Mobiliária ou Sequencial ou CPF/CNPJ” e “Nº do Parcelamento” e depois clica em “Consultar”. Então aparecerão os boletos que estão para vencer neste ano. 

Caso o contribuinte tenha alguma dificuldade neste passo a passo, pode recorrer ao atendimento via chat, também disponível no site da Semut. Este canal aparece disponível logo que a página é acessada. Outra forma de tirar dúvidas, ou mesmo o envio dos boletos, é pelos canais remotos via whatsapp. Confira os números no fim desta matéria. 

IPTU 2022

Quanto aos carnês do IPTU 2022 os contribuintes estão recebendo pelos Correios, sem haver a necessidade de ir até a Secretaria retirá-los. O secretário lembra ainda que o atendimento está sendo prioritariamente remoto devido ao quadro de aumento de casos de Covid-19 (ômicron) e os de síndromes gripais. No caso do atendimento remoto, os canais são os mesmos: portal Directa, chat ou whatsapp. 

Mas ainda há tempo para os contribuintes que vão pagar cota única, sem desconto e sem acréscimo, ou parcelado em 10 meses com acréscimo de 1% ao mês. Os vencimentos iniciam em 21 de fevereiro para os que têm imóveis nas zonas Leste e Sul da cidade e 21 de março para os que têm imóveis nas zonas Norte e Oeste. 


Confira os canais remotos disponíveis:

WHATSAPP:

3232-9169/ 3232-8894/ 3232-8884/3232-9165 / 3232-9029/ 98704-6627


INFORMÁTICA: 3232-8895


* Os números de telefone fixos acima estão funcionando como Whatsapp.


PORTAL DIRECTA: https://directa.natal.rn.gov.br/

APP DIRECTA - Links para instalação do APP:

IOS: https://apps.apple.com/br/app/directa-prefeitura-do-natal/id1452870945

ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.directapp