A Prefeitura do Natal desde o início da pandemia, em março de 2020, ampliou o investimento na área da saúde do município, com destaque para as ações de combate e prevenção ao coronavírus. No ano passado, o município destinou 42% do orçamento para a área da saúde - percentual acima do que prevê a lei, além dos recursos federais, que foram aplicados prioritariamente no combate à Covid-19, seja na operacionalização, recursos humanos para área ou para os planos de vacinação.

A principal destinação de recursos no ano passado foi para o Plano de Contingência Municipal para Infecção da Covid - 19; Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19; na ampliação e estrutura dos serviços de saúde; contratação e dimensionamento de recursos humanos; aquisição de insumos e equipamentos; implantação da gratificação Covid-19 para os profissionais e ampla divulgação nos veículos de comunicação.

Rede de atendimento

O Hospital de Campanha da Via Costeira, iniciado em 2020, e que já funcionava para pacientes com Covid-19, atendeu 3.598 pessoas com esta doença até 10 de novembro de 2021. Após a desaceleração da Covid-19 no fim do ano passado, o Hospital passou a funcionar com  atendimentos gerais em outras patologias, chegando a atender 153 pacientes, no período de 11 de novembro a dezembro de 2021. Os atendimentos Covid foram transferidos para o Hospital dos Pescadores (Hospec) com dez leitos UTI e dez leitos de enfermaria para adultos.

Mais uma unidade de atendimento voltada para casos de Covid foi aberta, o Hospital de Campanha Natal Sul, que funcionou entre março a junho de 2021, mas com grande importância para Natal, atuando com 41 leitos ao todo, sendo 33 leitos de enfermaria clínica, quatro semi-intensivos, dois de estabilização e dois de admissão, tendo um resultado de 200 pessoas que venceram a doença e receberam alta hospitalar.

Para atender a uma crescente demanda foram mantidos os três Centros de Enfrentamento à Covid-19. Um no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - Cemure, que no período de julho de 2020 a julho de 2021, realizou 35.323 atendimentos e 18.778 testes Swab para o coronavírus; um Centro no Ginásio Nélio Dias - no período de julho de 2020 a setembro de 2021, registrou 34.866 atendimentos e 23.039 testes Swab realizados; e, outro no Palácio dos Esportes de agosto 2020 a junho 2021, realizou 27. 358 atendimentos e 13.686 testes Swab.

Transporte
Considerado um serviço de excelência, o SAMU Natal registrou 218.889 chamadas, tendo como principais as das doenças respiratórias, onde se destaca a Covid-19, entre 30% a 45% das chamadas no ano de 2021.

O Transporte Sanitário de Natal conta ainda com as Unidades de Suporte Avançado (USA) que registraram 2.355 remoções e as Unidades de Suporte Básico que registraram 12.398, totalizando 14.753 remoções. Destas, 67% foram remoções de Covid-19 em 2021. O Programa de Acessibilidade Especial Porta-a-Porta (PRAE) realizou o transporte de 13.336 pacientes em 2021.

Pronto Atendimento
Os cinco serviços de urgências e emergências de Natal realizaram 375.212 atendimentos em 2021, sendo,  a UPA Satélite/Sul 72.847 atendimentos; UPA Esperança 113.891; UPA  Potengi 93.939; UPA  Pajuçara 78.201; e,  o Pronto Atendimento do Hospital dos Pescadores - 16.334 atendimentos.

Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou amplamente a vacinação contra a Covid-19, em pontos estratégicos, durante o ano de 2021, iniciando o serviço em janeiro e montou estruturas de forma descentralizar o atendimento. Instalou os drives no Sesi da avenida Capitão-Mor Gouveia; na unidade da UNP da avenida Roberto Freire; no Via Direta; e nos ginásios Palácio dos Esportes e Nélio Dias, todos contando também com atendimento para  pedestres. O Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI)  registrou 1.410.103 doses aplicadas da vacina Covid-19. A vacinação de rotina em crianças atendeu a 68.834 em 2021.

O Centro de Controle de Zoonoses de Natal realizou 405.424 atividades  durante o ano de 2021, incluindo campanha de vacinação de cães e gatos com atendimento agendado casa a casa e realização do Dia D da antirrábica.

Estratégia
A SMS elaborou o Plano Municipal de Saúde para o período de 2022-2025, com eixos, diretrizes, objetivos, metas e indicadores. Estes são explicitados no Programação Anual de Saúde com ações relacionadas para as prioridades da gestão.

Entre as ações estão, monitorar e avaliar os instrumentos de gestão; apoiar os departamentos e distritos sanitários em todo seu processo de planejamento, monitoramento e avaliação; acompanhar a dinâmica de planejamento anual nos três níveis de gestão da SMS; articular o desenvolvimento das ações e serviços da rede; articular fóruns de monitoramento e avaliação quadrimestral junto aos distritos sanitários; monitorar o orçamento; e, realizar oficina anual de capacitação para elaboração e padronização de termo de referência/projeto básico e execução orçamentária.

Confira os números de internação em 2021

Hospital dos Pescadores -  521 internamentos

Hospital Municipal de Natal (HMN) - 25.739 atendimentos no ano de 2021

Hospital Municipal Pediátrico Dr. Nivaldo Júnior - 614 internamentos entre  janeiro e dezembro