O prefeito Álvaro Dias fez a leitura da tradicional mensagem anual à Câmara Municipal de Natal na tarde desta terça-feira (15), durante a abertura do ano legislativo. O gestor fez um balanço de ações realizadas e elencou os investimentos e projetos em infraestrutura que vão nortear a gestão nos próximos anos, nas áreas de urbanização, mobilidade, melhorias nas orlas urbanas, recuperação e pavimentação de vias em diversos bairros e requalificação do Centro Histórico.  

O presidente da CMN, Paulinho Freire, abriu a sessão especial convocando a mesa de trabalhos formada pela vice-prefeita Aila Cortez, pelo deputado federal General Girão, pelo conselheiro de Contas, Renato Dias, e pelos vereadores Felipe Alves e Aroldo Alves. A solenidade também contou com a presença de secretários e do corpo legislativo.

Em sua prestação de contas, Álvaro Dias deu ênfase às iniciativas da Prefeitura na contenção da crise sanitária da Covid-19 e na aceleração da vacinação, com 1,6 milhão de doses de vacinas já aplicadas em Natal. Destacou também a tomada de decisões imediatas que viabilizou a instalação do Hospital de Campanha, com 3.598 pessoas atendidas, e a rede de tratamento implementada pelo município, permitindo à gestão receber pacientes de outros municípios e estados. Dos recursos aplicados em saúde, foram 386 milhões de reais a mais do que o mínimo constitucional. No total, informou Álvaro, a Prefeitura aplicou quase 40% do seu orçamento em ações no setor.

Urbanismo
Em matéria de infraestrutura, o prefeito listou obras  como a requalificação de quadras, praças, equipamentos comunitários, ciclovias, investimento em arte urbana, cultura e recuperação de espaços icônicos da cidade, pontuando a requalificação de espaços permitindo a ocupação da população. “O corredor entre a Ribeira, Centro Histórico e Alecrim está dentro das prioridades da nossa gestão”, completou. 

Do pacote de obras que serão feitas e que foram anunciadas na sessão desta terça, estão a melhoria da Av. do Contorno, Pedra do Rosário e da Tavares de Lira até o cais. As intervenções seguem na Junqueira Aires, contorno da praça Augusto Severo, Rua Dr, Barata, Av, Duque de Caxias até a Tavares de Lira. “Neste lugar histórico, iremos modernizar o pavimento e fazer novas calçadas, ligando com a requalificação da rua Chile”, anunciou ele. 

Álvaro Dias enumerou também o plano de obras que sua gestão vem executando desde 2021. “Temos um rol de projetos e obras que irão impulsionar o desenvolvimento de Natal e prestar um serviço de grande relevância à toda a sociedade”, definiu o prefeito, citando a drenagem e calçamento de mais de 300 ruas na zona norte e pavimentação e drenagem de 18 ruas no Planalto. 

Novo hospital
A construção do Hospital Municipal, em frente à UPA de Cidade Satélite, também foi abordada na mensagem. O projeto tem um custo estimado em R$ 130 milhões. O novo hospital terá atendimento especializado em cirurgia, pediatria, obstetrícia, ortopedia, clínica médica, além de um centro de diagnóstico e uma central de esterilização com suporte para toda a rede municipal. 

Ainda na lista de projetos que o prefeito confirmou que serão efetivados este ano, estão o Complexo Turístico da Redinha e a engorda da faixa de Ponta Negra. Assim como a primeira etapa da drenagem e pavimentação do San Vale, a construção do pontilhão de Cidade Nova e da trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar.

Assistência social
Na área de assistência social, o prefeito lembrou que o Município mantém projetos como a reestruturação do programa Banco de Alimentos, a busca ativa para ampliação da rede de acolhimento a pessoas em situação de rua, o Centro Pop e o Centro de Cidadania LGBT. 

Em outra ponta, ressaltou ele, a gestão montou uma estrutura para pessoas que necessitam recomeçar e ter uma nova profissão após a retomada econômica, com a abertura do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo no Alecrim, assim como a Loja do Empreendedor, na Zona Norte. 

Plano Diretor
O Plano Diretor também teve espaço na mensagem de Álvaro Dias ao Legislativo municipal. Ele parabenizou a Câmara Municipal pela forma como discutiu, debateu e aprovou o projeto, classificado pelo prefeito como fundamental para fazer Natal crescer. “Essa mudança na legislação urbanística da cidade será capaz de dar um novo impulso de desenvolvimento para Natal, ao mesmo tempo que vai garantir equilíbrio para as áreas de proteção ambiental, de interesse social e de melhoria do adensamento urbano”, assinalou o prefeito.