A Secretaria Municipal de Educação concluiu nesta quarta-feira (23) a formação dos diretores administrativo-financeiros e pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Natal empossados para o triênio 2022-2024. A capacitação realizada totalmente online contou com a participação de todos os departamentos que constituem a estrutura organizacional da Secretaria. A formação foi coordenada pelo Departamento de Gestão Escolar.

Na programação do último dia de atividades as discussões foram mediadas pelos diretores dos departamentos de Administração Geral (DAG) e Recursos Humanos (DRH), com o propósito de preparar e orientar os gestores acerca da estrutura e funcionamento das unidades de ensino.

Referente às orientações sobre o procedimento dos materiais, patrimônio, solicitação de serviços, manutenção de computadores, impressoras e a solicitação de transporte escolar, a diretora do DAG, professora Merise Maciel apresentou os processos necessários para que o gestor de cada unidade de ensino possa interagir com os setores responsáveis de maneira eficiente, prática e principalmente com o propósito de atender com presteza todas as necessidades das 146 unidades de ensino.

No espaço destinado ao Departamento de Recursos Humanos, o diretor Daniell Victor Rendall destacou o funcionamento e os mecanismos em torno dos recursos humanos existentes na rede, seja de professores ou servidores efetivos e terceirizados e estagiários, além das leis que regem os direitos trabalhistas, jornadas de trabalho e afastamentos, por exemplo. O diretor comentou sobre as responsabilidades exercidas pelo DRH. “Estamos disponíveis sobre todas essas questões, como, aposentadoria, estagiários, terceirizados, licenças, férias e tantas outras. A diretoria de recursos humanos é uma sala bastante visitada. Estamos sempre disponíveis, ajudando gestores, conversando e dialogando” afirmou Rendall.

As apresentações com finalidade de orientação tiveram seu início na quinta-feira (17), contando com a participação dos departamentos e setores da SME-Natal, que ministraram palestras informativas acerca de questões pertinentes aos gestores eleitos e as questões que eles terão no triênio 2022-2024. Ao todo, foram abordadas pautas desde comportamento em plataformas digitais e a responsabilidade que os gestores têm que possuir quanto a exposição demasiada da própria unidade de ensino e dos estudantes, assunto este conversado pelo chefe da Assessoria de Comunicação, Riccelli Araújo, até a explicação de questões mais técnicas como o processo requerido para a solicitação de transporte escolar, que teve apresentação feita pela diretora do Departamento de Administração Geral, Merise Maciel, como também questões pedagógicas discutidas pelas diretoras dos departamentos de Educação Infantil, Alderly Carvalho e do Ensino Fundamental, Noélia Barbosa.

“Finalizamos a formação para os diretores do triênio 2022-2024 na certeza de ter contribuído no que se refere a essa grande missão que é gerir uma unidade de ensino. Os departamentos, trabalhando de forma integrada, planejaram cada momento objetivando orientar os diretores sobre suas atribuições e colocando à disposição toda a equipe que acompanhará e auxiliará os diretores no que for necessário. A aproximação SME e unidades de ensino se faz necessária diariamente, para que juntos possamos oferecer aos nossos estudantes uma educação de qualidade”, finalizou a diretora do DGE, Wanessa Rodrigues.

“O curso de formação de gestores foi executado de maneira brilhante. Acredito muito na nossa equipe e no trabalho que é executado pelos gestores nas 146 unidades de ensino. Cada conquista nos faz vibrar”, destacou a titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz, ressaltando o empenho do Departamento de Gestão Escolar, responsável pela organização de todo o processo e condução da formação direcionada aos gestores empossados para o triênio que iniciou este ano.

Para a gestora administrativo-financeiro do CMEI Maria Lucila Alves de Carvalho, Acsa Pereira Miranda da Silva, a formação trouxe um potencial de conhecimentos para os gestores novos e antigos da Rede Municipal. “Nunca participei de uma formação tão intensa e produtiva. Sugiro que esse formato possa continuar, pois tudo aconteceu de maneira muito proveitosa”.