No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social -  Semdes, atuou desde as primeiras horas da manhã na programação em homenagem e conscientização a favor das mulheres natalenses. A ação foi comandada pela secretária municipal de Defesa Social, Sheila Freitas,

O trabalho da Patrulha Maria da Penha iniciou na Avenida Itapetinga, nas proximidades da Avenida João Medeiros Filho, Zona Norte, onde foi montada uma blitz, com entrega de folhetos aos motoristas que paravam no semáforo e no entorno. O material contém orientações de como e onde procurar ajuda em caso de violência contra a mulher.

Em seguida, a equipe foi para o Palácio Felipe Camarão, onde a secretária destacou os avanços da atuação da Secretaria em conjunto com outras secretarias do município e outras instituições, no combate a violência contra as mulheres. 

“As mulheres precisam denunciar abusos, maus tratos e violência pelo Disque 180 e 190 ou pelos nossos equipamentos sociais, como o Centro de Referência Elizabeth Nasser, Centros de Referência em Assistência Social e as DEAM’s, por exemplo. E a partir do momento que a mulher tenha uma medida protetiva, a Patrulha Maria da Penha está pronta para protegê-la. A Patrulha é preponderante na vida das mulheres vítimas de violência, mas é preciso que ela denuncie, vá à justiça e que obtenha uma medida protetiva. Nós estamos com ela”, afirmou a secretária. 

 

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha está disponível no site da Prefeitura de Natal para que as pessoas tenham acesso e as mulheres conheçam seus direitos em caso de violência. Para acessá-la, basta clicar no banner disponível na página principal da Prefeitura de Natal. Para facilitar, as pessoas também podem clicar Aqui para ler a Lei.