Natal sediará nos dias 24 e 25 de março, no Hotel Majestic, de 9h às 17h, a 41a Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Cerca de 120 controladores de Estados, capitais e municípios, como também um representante da Controladoria Geral da União (CGU), estão inscritos no evento. A Prefeitura de Natal será a anfitriã do evento, por meio da Controladoria Geral do Município.

“É uma enorme alegria para Natal sediar um evento desse porte. Isso demonstra o prestígio que o município tem no Conselho Nacional no tocante às boas práticas na gestão pública. O evento visa sintonizar o trabalho das controladorias e replicar experiências exitosas. A programação será transmitida on-line, no canal do Conaci na plataforma YouTube. A média é de 1.500 visualizações por pauta técnica”, ressalta o Controlador Geral do Município, Rodrigo Quidute.

O diferencial do encontro são as duas Câmaras Técnicas, uma sobre Lei Anticorrupção e a outra sobre Auditoria e IA-CM, que ocorrerão simultaneamente durante a Reunião. Além disso, os resultados do diagnóstico do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) serão divulgados e discutidos.

As palestras para contribuir ainda mais com a base de conhecimento dos participantes vão envolver temas como Compras Públicas e Nova Lei de Licitações. Outro ponto são as iniciativas e boas práticas voltadas para os municípios e o resultado da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), além das iniciativas para divulgar as ações com participação do Conaci.

As pautas administrativas da Reunião envolvem questões como o aplicativo para o Conaci, planejamento estratégico, plano de comunicação, livro do Conselho, aprovação de resoluções e diretrizes para Grupo de Trabalho sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Câmaras Técnicas

As Câmaras Técnicas estão limitadas a 10 integrantes, sendo um por Controladoria, sendo a indicação responsabilidade do controlador membro do Conaci. Os participantes precisam ser pessoas engajadas com os temas e com perfil profissional participativo, podendo assim contribuir com a discussão. A inscrição para as CTs é a mesma da RTC, devendo indicar entre as duas salas: Câmara Técnica 1 – Lei Anticorrupção – coordenar Alexandre Falcão, Secont-ES ou Câmara Técnica 2 – Auditoria e IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) coordenar – Rodolfo Serrano, CGE-PB.

Confira a programação completa da RTC: CLIQUE AQUI