Com a aproximação dos festejos juninos e a tradição do consumo de milho nessa época, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) define um ordenamento geográfico para comercialização do produto nas principais feiras da cidade. A princípio, a tradicional feira do Carrasco, no bairro das Quintas, servirá de piloto para a experiência. O objetivo é evitar transtornos na mobilidade das pessoas e dos veículos, devido à venda desse produto ocupar áreas mais extensas, chegando a invadir as vias de trânsito, como também reduzir o acúmulo de lixo produzido pela palha do milho.  

Para orientar os feirantes sobre as novas normas, que serão determinadas por meio de Portaria, o Setor de Feiras da Semsur reuniu-se na manhã desta quinta-feira (12) com os comerciantes de milho da Feira do Carrasco. Na reunião foi divulgado o local estratégico para a venda do produto, que será demarcado entre as avenidas dos Paianazes e Baraúna.  A previsão é de que a delimitação ocorra na próxima quarta-feira (18). O descumprimento das normas gera penalidades aos envolvidos com a aplicação de multas e apreensão das bancas.       

De acordo com o coordenador do Setor de Controle de Feiras da Semsur, Paulo Rosemberg, a medida foi bem recebida pelos feirantes que ficaram entusiasmados e se comprometeram em colaborar. Ele explica que a comercialização do milho nas feiras costumeiramente extrapolam o espaço das tendas e bancas, chegando até invadir faixa de pedestre, travando o trânsito e até provocando acidentes.

Com a delimitação de um espaço exclusivo para a venda do produto, todos saem ganhando. Os comerciantes terão agora seu espaço garantido, e a população não sofrerá com problemas no trânsito nem no passeio público dos pedestres. Segundo Paulo Rosemberg, após a implantação da experiência piloto na Feira do Carrasco, a Semsur seguirá para delimitação na feira do Alecrim.

Outra orientação aos feirantes foi com relação ao descasque das espigas milho e descarte das palhas.  A Semsur apela aos vendedores e aos consumidores para não descascar o produto na feira, como forma de evitar o descarte e acúmulo de palha em via pública. Paulo esclarece que o acúmulo desses dejetos, principalmente em período chuvoso, favorece a proliferação de insetos e prejudicam o trabalho dos agentes de limpeza. “Daí ser importante que principalmente os vendedores se conscientizem de que a limpeza das feiras é uma obrigação de todos e deve começar por eles, assim teremos uma feira mais cidadã que valoriza a saúde e o direito e de todos”, conclui.