A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira (12) a formação dos professores de Ciências com o tema “Prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas e o papel do docente neste contexto”, ministradas pelas assessoras Kelly Dantas e Tatiana Galvão. O evento aconteceu na plataforma Google Meet. A formação é coordenada pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF).

De acordo com a chefe do Setor de Ações e Projetos (SAPEF), Daniele Lacerda, o tema é relacionado ao Colegiado Técnico, fazendo parte do currículo da disciplina e discussão em sala de aula. A temática foi debatida com o objetivo de promover ações de educação preventiva, com foco no indivíduo e no contexto sociocultural, visando evitar o uso de substâncias ativas por meio da redução dos fatores de risco e fortalecimento dos fatores de proteção.

Entre as metas e ações da SME-Natal, existe a promoção de atividades socioeducativas junto às unidades de ensino, sobre assuntos relacionados ao tema educação e o uso de substâncias psicoativas, com foco na construção de autocuidado. “Existe um programa escolar e a orientação aos gestores é para que eles coloquem no Programa Político Pedagógico (PPP) da escola, ações para diminuir o uso de drogas, que vai desde aquela aula que mostra todas as problemáticas que envolvem as drogas e substâncias psicoativas, até ações onde a escola faz uma gincana educativa, mostrando como o esporte é importante, entre várias outras ações que está sempre sendo criadas no chão da escola”, afirmou a assessora Tatiana Galvão.

Kelly Dantas apontou que a educação preventiva no contexto do uso e abuso de substâncias psicoativas, precisa incentivar a reflexão, evitar posturas impositivas e julgadoras, estimular o espírito crítico, além de abrir espaço para o aluno se expressar.  “O que os estudos mostram, no caso dos meninos, é que muitas vezes, eles entram em contato com essas substâncias por prazer, curiosidade ou pertencer a um grupo e a questão social é muito presente. Nas meninas, geralmente o que predomina é o uso atrelado às questões emocionais, para se sentir melhor e lidar com as emoções. Se percebe que há uma correlação forte entre esses fatores emocionais e o uso de substâncias”, destacou Dantas.

A professora Mariana L. da Silveira, da Escola M. Prof. Luiz Maranhão Filho ressaltou que a discussão é fundamental para que o professor aprenda cada vez mais. “A formação abre portas para que possamos conhecer grupos de apoio e ajudar os alunos (e a comunidade escolar) sem julgá-los. A partir desses momentos, temos condições de dialogar e gerar momentos de confiança para que busquem ajuda por conta própria”, opinou.

A professora Arkeley Souza, da E. M. Profª Terezinha Paulino de Lima, revelou que o assunto é essencial aos nossos dias, em especial, aos professores diretamente inseridos no contexto de sala de aula. “É uma temática de saúde pública, que nos afeta diariamente. Temos que ter sensibilidade e sabedoria para lidar. E estas dinâmicas, nos favorecem para construir ou reconstruir algumas práticas e ações em sala de aula”, assinalou.