Devido ao forte volume de chuvas, o gabinete de gerenciamento de crise do Município, coordenado pelo prefeito Álvaro Dias se reuniu neste sábado (28), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, para discutir medidas de proteção a população e prevenção de danos à infraestrutura urbana e quais serão as ações a serem realizadas pelos órgãos municipais caso aconteçam desabamentos, deslizamentos e alagamentos de maiores proporções.

“Tivemos um volume de chuvas significativo, mas graças às ações que a gestão municipal já vem realizando na cidade nenhum grande problema foi detectado. Estamos aqui reunidos para nos prepararmos, pois, a previsão é de que as precipitações vão continuar. Toda a estrutura do poder público municipal tem que ficar atenta e alerta para responder ao chamado da população, caso seja necessário. Reunimos o Gabinete de gerenciamento de crise e vamos continuar vigilantes, prontos e firmes para oferecer proteção e segurança ao cidadão natalense”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias. 

Até o momento nenhum grande sinistro foi registrado pela Defesa Civil do Município. Nas últimas 24 horas, os pluviômetros da cidade registraram um volume de chuva de 64 milímetros. Apenas uma cratera foi aberta na calçada da lagoa de São Conrado com a área já sinalizada e interditada. Outro problema identificado foi um poste na Avenida Rio Branco que ameaça cair. A Prefeitura já isolou local e informou a Cosern que se prontificou a fazer o ajuste no equipamento

Na reunião, ficou definido que as equipes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Defesa Civil irão visitar as áreas de risco como Mãe Luíza, Comunidade do Jacó, Passo da Pátria, Nossa Senhora da Apresentação, Jardim Progresso, dentre outras para verificar a situação de momento. Caso seja necessário, a Semtas já definiu o Centro de Convivência para Pessoa Idosa Ivone Alves, no bairro de Lagoa Azul, na zona norte, como local para abrigar famílias que precisarem ser removidas de suas residências. Ao menos outros dois locais serão preparados caso haja necessidade de abrigamento emergencial  A assistência social do Município também já está preparada para oferecer benefícios eventuais como cestas básicas, cobertores, colchões e demais materiais, em uma eventualidade.

A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) vai intensificar os trabalhos de limpeza das galerias pluviais (bocas de lobo), inclusive no domingo, para que esses equipamentos estejam livres para conseguir dar vazão ao volume de água. Nesse sentido, é fundamental que a população contribua, descartando seus resíduos de maneira correta e acondicionando o lixo doméstico da maneira correta quando deixar nas calçadas das residências para esperar o carro coletor. 

Os técnicos da Seinfra também vão percorrer todas as regiões da cidade para mapear e identificar os principais danos causados pelas chuvas. De posse desse levantamento, a secretaria vai planejar um cronograma de serviços, classificando as demandas na escala de mais urgentes até as menos urgentes para realizar os reparos de maneira sistemática e organizada. Além disso, o trabalho de limpeza das 70 lagoas de captação espalhadas pelas quatro regiões administrativas de Natal vai continuar. 

Integram o Gabinete de Crise criado pela Prefeitura, além da Semtas e da Defesa Civil Municipal, as secretarias municipais de Defesa Social e Segurança Pública (Semdes), Obras Públicas (Semov), Serviços Urbanos (Semsur), Governo (SMG), Mobilidade Urbana (STTU), Planejamento (Sempla), Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Comunicação e Urbana.

Defesa Civil 

Em virtude da intensificação das chuvas que atingiram Natal nas últimas semanas, a Defesa Civil do Município, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) reforçou o trabalho de monitoramento das regiões de risco de desabamento com o objetivo de prevenir desastres e proteger a população que mora no entorno dessas áreas. 

O Grupo de Ação e Emergência (GAE) trabalha em regime de plantão 24 horas e está de prontidão para atender qualquer tipo de ocorrência que chegue por meio do Disque 190 e também foi disponibilizado o 156 da prefeitura para a comunicação de situações de emergência. O GAE conta com cerca de 30 agentes que se revezam em seis equipes com cinco profissionais cada.