A Prefeitura do Natal continua apoiando os artesãos na divulgação, exposição e comercialização dos seus produtos em várias feiras pelo RN. Desta vez, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por intermédio do Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária abriu edital para selecionar os artesãos  que irão participar da 37ª Famuse – Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó, que acontece no período de 27 a 31 de julho, em Caicó/RN.

De acordo com a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, pelo menos dez artesãos vão participar da Feira de Artesanato no Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana, em Caicó. "Os artesãos terão um espaço coletivo para divulgar nossa cultura regional. A variedade dos nossos produtos é imensa, as peças são genuínas, bonitas e de alta qualidade. A Feirinha de artesanato de Caicó é uma referência neste período da festa de Sant'Ana, vindo artesãos de outras cidades e até de outros estados. Por lá, passam milhares de pessoas. Nunca tivemos tanto incentivo ao artesanato potiguar como estamos tendo agora", afirma a secretária.

Os artesãos serão selecionados por meio do edital nº 002/2022 que irá escolher oito artesãos individuais e dois empreendedores da economia solidária. Os interessados em participar da seleção deverão ser, necessariamente, maiores de 18 anos e enviar, no período de 09 a 14 de julho, por email (dgeaes@gmail.com) a seguinte documentação: formulário de Inscrição devidamente preenchido, termo de compromisso, declaração de direito de imagem; RG, CNH ou outro documento oficial com foto, CPF, Cartão de vacina contra Covid-19 atualizado, comprovante de residência que estejam no nome do proponente, carteira do Sicab ou Carteira Municipal do Artesão de acordo com a tipologia pretendida, cinco fotos coloridas das peças artesanais que pretende comercializar, de diferentes ângulos. E para os empreendedores da economia solidária acrescenta-se o cartão CNPJ da entidade, emitido pela Secretaria da Receita Federal, o estatuto e o comprovante de endereço da sede da entidade.

Os itens avaliados pela comissão serão referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição (modo de fazer que seja transmitido de geração em geração), expressão contemporânea, inovação e consciência ambiental. A divulgação da lista dos inscritos aprovados será feita no dia 22 de julho.

A Festa de Sant’Ana de Caicó, município a 283 km de Natal,  é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte e acontece anualmente no mês de julho. As manifestações culturais, de acordo com o Iphan, remontam à formação da cidade no século XVIII. Os ritos litúrgicos também se entrelaçam com outras atividades. A culinária sertaneja, o artesanato, os bordados e a música são exemplos de formas de expressão do sertão potiguar desenvolvidas durante a festa.

O complexo turístico Ilha de Sant'Ana trata-se de uma praça pública construída sobre uma ilha fluvial localizada no rio Seridó, no centro da cidade de Caicó, que funciona com praça de alimentação, boxes de artesanato, ginásio e anfiteatro.