O prefeito interino de Natal, Ériko Jácome, visitou nesta segunda-feira (22), a 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que segue até domingo (28), no Centro de Convenções. A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), participa da Feira com 47 artesãos selecionados por meio de edital, sendo 45 vagas para artesãos individuais e duas para Empreendimentos Econômicos Solidários. A Prefeitura destinou cerca de R$ 300 mil entre renúncia fiscal, dentro da Lei de incentivos Djalma Maranhão, e estrutura para o artesanato local.

Com o tema “Encantos feitos à mão”, além de uma grande variedade de produtos artesanais locais, a Fiart conta com a participação de expositores de outros estados e países como o Senegal, Equador, Peru, Quênia, Colômbia e Turquia. O ingresso para a feira custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

A Fiart é uma excelente oportunidade para o público potiguar e os turistas que visitam Natal conhecerem um pouco da nossa cultura através do artesanato. Meus parabéns e reconhecimento, hoje representando o prefeito Álvaro Dias, são para todos os artesãos que participam desse evento com trabalhos belíssimos que só engrandecem a cultura da nossa cidade e do Rio Grande do Norte”, disse Ériko Jácome.

Brinquedo, artesanato, bordado, pintura e reciclagem são alguns dos trabalhos expostos nos diversos stands da Prefeitura do Natal.

“Essa Feira de artesanato acontece num momento bem propício aqui na nossa capital, no mês de bastante turismo, fazendo com que esses artesãos possam mostrar seus produtos até para pessoas de fora do Brasil. Mais uma vez, a gestão municipal se compromete com a valorização do artesão e dá espaço para que ele possa expor suas produções artesanais”, ressalta a secretária adjunta da Semtas, Ana Valda Galvão.

Segundo os organizadores, a expectativa de público para a edição deste ano é superior aos 50 mil visitantes. São 1.500 expositores, 320 stands, com a inovação de 12 salões de exposição.

Programação

O Festival Fiart Cultural apresenta todos os dias da feira, a partir das 20h30, no palco montado na praça de alimentação, shows com atrações locais como Dodora Cardoso, Deusa do Forró, Carol Porto, Nara Costa, Marcos Souto, entre outros.

Como parte do Festival Fiart Cultural, acontece o Festival Parafolclore, de 24 a 27 de janeiro, das 18h às 20h30, com apresentações de Grupos Parafolclóricos de Boi de Reis, Dança, Capoeira, Carimbó, Balé Popular, entre outros, todos do Rio grande do Norte (RN) e da Paraíba (PB). Todas as apresentações concorrerão a R$7 mil em prêmios. Além da Mostra de Arte e Cultura, com expositores de Natal e interior do RN; Mostra de Bandas Filarmônicas e apresentações de João Redondo e Bonecos.

Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.