Após seis meses de planejamento e de intenso trabalho de equipe, está tudo pronto para o maior evento das Guardas Municipais do Brasil que acontecerá a partir de amanhã em Natal e se estenderá até a sexta-feira (15). O 30º Congresso Nacional das Guardas Municipais reunirá autoridades, sociedade civil e Guardas Municipais de diversas graduações e de vários Estados, em torno de temas no contexto do aperfeiçoamento e de novas tecnologias na Segurança Pública.

Devido à pandemia, o evento não acontecia há dois anos, tendo o último sido realizado no ano de 2019 na cidade de Niterói-RJ. Diversos assuntos de relevância para a segurança pública serão abordados por renomados palestrantes e ao final, uma carta é produzida com base no que foi debatido durante os três dias e apresentada a autoridades de todo o país, inclusive ao Presidente da República. O Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei 13.022/14, de fundamental importância para as corporações azul marinho, teve sua minuta produzida durante o terceiro congresso, por exemplo.

O Prefeito Álvaro Dias, deu total apoio ao evento e através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, disponibilizou todos os recursos para que o evento pudesse ser realizado na capital potiguar. Ele saudou a todos que estarão presentes no congresso e aproveitou para convidar aos visitantes para conhecerem as belezas da capital: “Desejar as boas-vindas a todos que vêm participar do congresso da Guarda Municipal e dizer que Natal se sente muito feliz e lisonjeada em ter a presença de todos e tem a oferecer as belezas naturais, as praias maravilhosas, as paisagens exuberantes da cidade de Natal”, enfatizou.

O Comandante Braga, presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais, que coordena as equipes de organização, falou sobre a importância do encontro: É um evento de integração e de troca de experiências entre Guardas Municipais de todo o Brasil. Ele é de extrema importância para cidade de Natal pois vai reunir mais de novecentas pessoas em torno de palestras, discussões e de equipamentos e novas tecnologias para que as Guardas Municipais possam aperfeiçoar a segurança pública em seus respectivos municípios.”

A cerimônia de abertura do Congresso, um dos maiores eventos já realizados pela categoria, será nesta quarta-feira (13), a partir das 19h no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação – Cemure, em Natal-RN.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO