As aulas dos cursos de qualificação promovidos pela secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) começaram nesta segunda-feira (11). A capacitação oferece 11 cursos em diferentes modalidades: libras, inglês, artesanato em EVA, rotinas administrativas, escovas e penteados, estética corporal e facial, design de sobrancelhas, crochê no grampo, recepcionista e repositor de mercadoria.

As aulas acontecem nos centros municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) do Alecrim, localizado na Av. Pres. Bandeira, 765, e da Zona Norte, localizado na rua Bariri, s/nº, Gramoré. Este é um equipamento da Prefeitura do Natal voltado para a formação profissional e geração de emprego e renda. A oferta de cursos muda a cada semestre, conforme as demandas do setor produtivo. Os alunos matriculados recebem o material didático e, ao final do curso, um certificado de conclusão.

Para a jovem de 16 anos, Flávia Sousa, que vem buscando novos conhecimentos e oportunidades de emprego os fins de semana são para ajudar a mãe no trabalho e ao saber dos cursos ofertados pela Semtas percebeu a oportunidade de ampliar o conhecimento e suas habilidades, melhorando a possibilidade de inserção e permanência no mercado de trabalho. "Quero usar todos os conhecimentos que obtive nos cursos de qualificação profissional para utilizar na minha vida profissional”, comentou.

A iniciativa dos cursos é oferecer qualificação profissional, principalmente aos jovens que buscam o primeiro emprego e as pessoas desempregadas, que procuram um crescimento profissional. “O cenário contemporâneo de imprevisibilidade e os desafios recorrentes para manter a competitividade vêm exigindo profissionais proativos, qualificados e que sejam capazes de desenvolver suas competências nos mais diferentes contextos. A busca por nossos cursos são resultados do esforço da gestão municipal em priorizar a qualificação profissional para termos mão de obra preparada”, afirma a secretária da pasta, Ana Valda Galvão.

Vítimas das chuvas ganham ação de inclusão
Nesta terça-feira (12), a Semtas vai ofertar às vítimas das chuvas atendimento no Sine Natal com habilitação de seguro desemprego; cadastramento e encaminhamento para vagas de emprego, intermediação de mão de obra; orientação profissional; serviço social e pedagógico para constatar o nível de escolaridade para ingressar nos cursos de qualificação profissional.

A ação faz parte da força-tarefa da gestão municipal para ajudar os natalenses atingidos pelas fortes chuvas. A oferta de cursos é parte da política municipal do trabalho, executada no Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP) da Semtas.

Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, a ideia é oferecer diversas ações de inclusão, principalmente nesse momento em que muitos estão precisando de ajuda para se reerguer.

"Nosso objetivo é amparar de todas as formas essas pessoas. Sabemos o quanto está sendo difícil para elas, que perderam tanto. Estamos dando assistência para algumas famílias desabrigadas e desalojadas. É uma missão de muito aprendizado e de amor ao próximo” , afirma.