Shows, cinema, arraiá, apresentações para a criançada e muito mais. A agenda cultural da Prefeitura do Natal, promovida através de projetos incentivados pela Lei Djalma Maranhão, editais de fomento e emendas parlamentares municipais, está variada, para todos os gostos, estilos e idades. Confira a programação que vai até domingo (31):

CHORO DO CAÇUÁ NO SOM DA MATA
O projeto Som da Mata deste domingo (31) apresenta “Choro do Caçuá”. A roda de Choro  é formada por músicos instrumentistas que escolheram a Praça Pe. João Maria para essa prática e que conta ainda com a luxuosa parceria da Estação do Cordel. Estarão no palco os músicos Carlos Zens com sua flauta e sax, Armando Pereira (cavaco), Djalma Barros (violão de 7), Etevaldo Antônio (violão de 7), Gilson Cavalcante (sanfona), Paulino Filho (caron e caixa) e Ricardo Alexandre (zabumba e pandeiro). O Som da Mata tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e é totalmente gratuito. O acesso ao Parque das Dunas custa apenas R$ 1,00. Início do show às 16h30. 

BRINCANTOS NO BOSQUE ENCENA
O Bosque Encena de domingo (31) recebe a banda Brincantos, um trio divertido e talentoso formado por Renata Camila (vocal), Danilo Costa (voz e violão) e Yure Cunha (teclado). Além de um repertório alto astral, infanto-juvenil e personalizado, recheado de clássicos conhecidos por diferentes gerações, a banda conta ainda com a participação de bailarinos e personagens vivos, que fazem grande sucesso com a criançada. O Bosque Encena tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e é totalmente gratuito. O acesso ao Parque das Dunas custa apenas R$ 1,00. Início do show 10h. 

CINESOLAR EM NATAL
A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que chega a Natal nesta sexta (29). Serão exibidos curtas-metragens e filmes brasileiros, além de curtas especiais produzidos por estudantes locais durante oficinas com temática socioambiental. Nas sessões, que têm entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família. O projeto acontece em Natal nesta sexta-feira (29/07), das 14h30 às 17h, no Movimento Cultural Nossos Valores (Travessa Gameleira, 25 – Redinha). Às 19h tem Sessão curtas-metragens, 20h tem ‘Cine Holliúdy’ e ainda pipoca e estação móvel de ciências na Professora Noilde Pessoa Ramalho, Rua Manoel Caetano, 379, Comunidade da África, Redinha

MUSICAL “BYE, NATAL” NO TEATRO ALBERTO MARANHÃO
O Musical “Bye, Natal”, que estreou nova montagem em março deste ano, retorna aos palcos no mês de agosto, com duas sessões para o grande público. As apresentações serão gratuitas, nos dias 01 e 02 de agosto, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão. 

O espetáculo retrata de forma cômica e inusitada o agito provocado pela presença americana no Rio Grande do Norte, nos anos 40, com roteiro e música original de Danilo Guanais, texto de Racine Santos e direção cênica de Diana Fontes.  Os ingressos para o espetáculo musical “Bye, Natal” serão distribuídos nos dias das apresentações (01 e 02), a partir das 14h, na bilheteria do Teatro Alberto Maranhão. Cada pessoa poderá retirar até 2 ingressos. 

NAZI VAI A RIBEIRA 
Nesta sexta-feira (29), a partir das 18h, tem o arraiá do bloco “Nazi vai a Ribeira”, com show de Fuxico de Feira, no Bar do Pedrinho. Haverá também quadrilha improvisada e sorteio de balaio. O acesso é gratuito. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte).

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA 

O Projeto Julho das Pretas acontece nesta quinta, 28 de julho, no espaço do Studio Aruandê e na Praça Pe. João Maria no centro Histórico, a celebração alusiva ao Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e ao dia de Teresa de Benguela com ações de formação artística e de afroempreendedorismo para capacitar mulheres de rua e jovens em situação de vulnerabilidade social através de oficinas, palestras, ações sociais e programação musical. O projeto é contemplado no Edital Espaços do Centro Histórico da Prefeitura do Natal. O Julho das Pretas é realizado em todo o país e em 2022 tem como  tema Mulheres Negras no poder, construindo o bem viver. “Lembremos da líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência da comunidade negra e indígena, que representava, enfrentando a escravidão por mais de 20 anos. A programação de palestras e oficinas começa às 14h e os shows, às 19h.