O Núcleo de Alfabetização e Letramento do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde desta quarta-feira (27), o segundo encontro com professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves(Cemure). Esses encontros didáticos se estendem até dezembro com a proposta de trabalhar com os kits de seis livros que foram distribuídos para professores e alunos nas escolas.

Os professores que lecionam no 1º e 2º ano trabalharam o tema “Leitura, Escrita e o Mundo da Imaginação”. De acordo com a assessora pedagógica Régia Maria Silvestre da Silva Souza, foi considerando sobre esse mundo da imaginação voltado para a alfabetização que a formação discute com o professor trazendo para o centro da discussão as dificuldades e necessidades desse trabalho de alfabetização em sala de aula.  “Esses livros já são apontados pelos professores como uma necessidade de ter um material estruturado que possa colaborar com o resultado positivo. Já foi realizado um momento de acompanhamento nas salas de aula para se ter mais respaldo, para discutir melhor o que a equipe de formação observa e que pode ser melhorado”, Silvestre.

Para o grupo de professores do 3º ano, a temática “Leitura, Escrita e seus Múltiplos Usos'', vão ao encontro de uma necessidade de alfabetizar os alunos no 3º ano, que se considera hoje uma situação atípica. “Essas crianças já teriam que estar chegando próximo à escrita e na leitura convencional, acompanhar atividades do livro didático e as nossas observações, é se contrapor a essas dificuldades e dizer que o livro nessa condição pode colaborar. Mostrando ao professor que vai trabalhar em sala de aula, considerando esses múltiplos usos, dando ênfase a uma situação didática que ele atenda tanto as crianças que estão regular no nível do ano e precisa desenvolver habilidades acima, como esse aluno que está bem distante e precisa se aproximar do nível adequado para o ano,” explicou a assessora pedagógica da SME-Natal.

Nas salas do Cemure divididas por turmas, os professores realizaram a retomada dos trabalhos pedagógicos como uma nova etapa de aplicação do material, além das atividades vivenciais, trabalhando a partir da proposta dos livros e mostrando a relação do aluno que está no nível mais próximo ou distante da escrita convencional.