Uma tarde de música e cultura nesta quarta-feira (03) reuniu estudantes das Escolas Municipais Cívico-Militares Professor Veríssimo de Melo e Professora Maria Alexandrina Sampaio, e a Escola Municipal João XXIII para assistirem um concerto didático da Banda de Música da Base Aérea de Natal (BANT) no Teatro Alberto Maranhão. A apresentação faz parte das comemorações dos 80 anos da Base Aérea de Natal, no dia 07 de agosto. A Secretaria Municipal de Educação foi representada pela assessora pedagógica Rosângela Maria de Holanda.

O concerto foi regido pelo maestro e capitão Edson de Araújo Marques, que apresentou um repertório com o Hino Nacional Brasileiro e canções como The Avengers, de Alan Silvestri que integra a trilha sonora do filme Os Vingadores, que faz parte da história de inúmeras gerações e foi bastante festejada pelos estudantes. Vídeos institucionais das atividades atuais e do histórico da Base Aérea de Natal na II Guerra Mundial completaram a programação.

O diretor administrativo-financeiro Jarbas Araújo Dantas, da Escola Municipal Cívico-Militar Professora Maria Alexandrina Sampaio, localizada no bairro do Pajuçara, relatou que o intuito da visita foi proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre o Teatro Alberto Maranhão e a música. “A escola pretende inserir a música no cotidiano, com a construção de uma banda e esse é o primeiro passo para que eles se apropriem, tenham conhecimento e passem realmente a viver a música”, disse Dantas.

De acordo com a professora e mestrando em Artes, Dalvanira Souza de Melo, da Escola Municipal João XXIII, localizada no Alecrim, disse que foi através dessa oportunidade que os alunos, que nunca vieram ao teatro, puderam ampliar o conhecimento cultural. “Estou desenvolvendo um projeto de teatro em sala de aula com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e é uma oportunidade deles conhecerem esse espaço cultural”, declarou.

Já a aluna Rute Gabriela Almeida da Silva, de 16 anos, do 9º ano da Escola Municipal Cívico-Militar Professora Maria Alexandrina Sampaio, comentou que nunca havia visitado um teatro. “Estou achando uma experiência maravilhosa, porque tudo em nossa vida vem com um propósito e essa vinda serve para a gente aprender mais”, afirmou.

Por sua vez, Cauê da Costa Silva, 15 anos, aluno do 9º ano da Escola Cívico-Militar Professor Veríssimo de Melo, localizada em Felipe Camarão, informou que é uma experiência muito boa que a escola está proporcionando às turmas. “Particularmente eu nunca vim nesse teatro e isso me trouxe uma experiência muito boa, principalmente para ver uma banda sinfônica que ainda não tinha visto”, revelou.