Natal é uma das cidades destaques na etapa Nordeste dos Encontros Regionais de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran) promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em Salvador (BA). A capital potiguar apresentou nesta sexta-feira (5) a experiência do projeto Agente Mirim de Trânsito, criado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O Educatran tem o objetivo de compartilhar experiências de sucesso entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito assim como identificar os desafios comuns e construir políticas públicas de segurança viária dentro do Plano Nacional de Trânsito (PNATRANS) do Governo Federal. Ao todo, serão realizados cinco (05) encontros, sendo um em cada região do país.

O projeto Agente Mirim de Trânsito foi apresentado, em forma de banner, pelos educadores da STTU, Luzia Fernandes e Jorge Nascimento. A figura do “Agente Mirim de Trânsito” foi criada para formar crianças para o exercício da cidadania e da ética no trânsito, possibilitando a multiplicação desses conhecimentos nas comunidades onde moram e atuam.

Para tanto o projeto é levado às escolas públicas e privadas e é dividido em três fases: a primeira que prepara a criança para ser cidadã no trânsito e repassar o conteúdo adquirido; a segunda e a terceira fases que proporcionam à criança uma compreensão maior sobre a função do agente mirim – oportunizando, inclusive, algumas vivências e experiências no trânsito com foco na redução dos acidentes e melhoria da segurança viária.