A Guarda Municipal do Natal participou de Audiência Pública na última sexta-feira (19), na Câmara Municipal de Parnamirim. Coordenadores do Rondas de Proteção Escolar – Rope e do Rondas da Saúde, inspetor Bruno e Supervisor Ocimar, destacaram a relevância da atuação dos grupamentos no combate à violência e à criminalidade, apresentando as ações coordenadas, planejamentos e dados estatísticos, gerados a partir da atuação dos agentes da GMN em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, que permitiram trazer a segurança preventiva e ostensiva nestes ambientes de Natal. 

Em sua apresentação o inspetor Bruno mostrou fotos e vídeos da atuação do Rope, destacando o planejamento e geoprocessamento que estabeleceu o roteiro dos patrulhamentos nas 146 unidades de educação em Natal, sendo 72 escolas e 74 CMEI´s nas quatro zonas administrativas da cidade, e ainda o trabalho de segurança preventiva com rondas nos interiores das escolas do município, formação de porteiros e palestras para os estudantes, visando também a interação entre a GMN e a comunidade escolar. 

O supervisor Ocimar em sua fala, pontuou sobre a relevância do trabalho desenvolvido pelo Rondas da Saúde na segurança de usuários e servidores, com destaque para o intenso trabalho dos agentes do grupamento durante a atuação na linha de frente no período da pandemia.  O Coordenador do Rondas disse ainda que o Rondas atua em 100 UBS´s, nos 5 distritos sanitários da cidade e nas maternidades Leide Morais e Araquém Pinto, além de apoio ao SAMU, nos casos dos pacientes psiquiátricos, e também nas campanhas de vacinação e Dia D (saúde da mulher).  

Na sequência, mostrou os dados estatísticos reforçando o quanto tem sido expressivo o trabalho desenvolvido na proteção da sociedade: “Entre 2016 até junho de 2022, 97.926 patrulhamentos foram realizados nos entornos das Unidades Básicas de Saúde, uma média de 1.419 visitas por mês. Nesse mesmo período o Rondas atendeu a 4.391 ocorrências e efetuou 326 prisões, numa média de quase cinco por mês”, disse. 

“O trabalho da GMN, em especial, o trabalho do Rondas, tem sido essencial para a redução dos índices de violência e criminalidade na nossa capital. Para se ter uma ideia, levando-se em consideração o primeiro trimestre de 2021 a junho de 2022, houve uma redução de 32,4%, sendo relevante o nosso trabalho para garantir o direito dos cidadãos à saúde pública, quando garantimos a segurança dos usuários, servidores e comunidade”, destacou Ocimar.