Um dos principais objetivos da tecnologia inclui transpor barreiras de distância e velocidade na comunicação, auxiliando na agilidade para resolver problemas. Com a marca de 100 mil downloads em julho de 2022, o aplicativo Natal Digital nasceu com esse objetivo e se encontra disponível gratuitamente nas lojas virtuais. A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal – ARSBAN, que busca melhorar e ampliar a comunicação com o cidadão natalense, procurou expandir ainda mais os serviços ofertados pela Agência dentro do dispositivo.

As reuniões realizadas no mês de agosto entre os servidores da ARSBAN e a equipe de tecnologia da Secretaria Municipal de Planejamento tiveram o propósito de buscar melhorias no design e nas informações pertinentes aos usuários que procuram soluções e informações a respeito dos serviços de saneamento básico na capital potiguar. Um dos pontos destacados pelos servidores foi a necessidade de se apresentar o número de protocolo/RA que a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) disponibiliza após o recebimento de uma demanda e que pode ser acompanhado virtualmente pelas equipes técnicas da Ouvidoria e de Analistas de Regulação da ARSBAN. Outros dois pontos destacados foram o local para descrição das denúncias e solicitações, assim como também a inclusão de fotos.

Para o ouvidor Mário Madruga, a ouvidoria da Agência está sempre disponível para o atendimento ao cidadão e ressalta que sua atuação ocorre somente após o prazo da demanda informado pela Companhia, quando o mesmo não tiver sido atendido. “Para tanto, faz-se necessário entrar primeiramente em contato com a CAERN para geração de número de protocolo/RA através dos canais de atendimento oficiais, como o 115, o site, presencialmente, e agora também com o Natal Digital, ao clicar em Gere seu Protocolo. Caso a demanda não seja atendida no prazo informado pela Companhia, oriento o usuário a entrar em contato com a Agência Reguladora, informando o RA da denúncia, para que nossos técnicos possam garantir o cumprimento da solicitação feita”.

Em casos de problemas relacionados à expansão da rede de esgotamento sanitário que acontece pela capital, o usuário poderá informar o número do protocolo para restauração de calçadas ou remoção de entulho de obras finalizadas pela Companhia ao clicar em Serviços Operacionais; em casos de falta de água, vazamentos observados na rede de abastecimento ou até mesmo uma alteração anormal no valor da sua conta, o cidadão pode informar a análise para a equipe técnica da ARSBAN ao clicar na aba Água.

Na opção Esgoto, o usuário poderá comunicar sua solicitação protocolada para corte de ramal e desobstrução de rede usual; já em Serviços de Hidrômetros, estarão disponíveis opções para aferição e instalação de ramais; e fechando a grade de ampliação da aba da Agência Reguladora dentro do aplicativo, o cidadão poderá informar demandas relacionadas a negociação de suas dívidas, assim como também alterações cadastrais e de vencimento ao clicar em Serviços Comerciais.