Hoje (23 de setembro), comemora-se o Dia Nacional do Agente de Trânsito. A data foi instituída pela Lei 12.821, de 5 de junho de 2013, com o objetivo de homenagear e valorizar esse profissional que dedica sua vida à gestão do trânsito dentro da cidade, educando e disciplinando pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos.

Em razão da passagem da data, a secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira destacou a importância da categoria no cumprimento de sua missão e parabenizou os servidores pelos relevantes serviços prestados à sociedade. O evento contou com a participação de representantes do Detran/RN, do Conselho Estadual de Trânsito e da Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN).

Na ocasião foram homenageados os agentes de trânsito: Hemerson Melo da Silva, Edilson Oliveira da Silva, Márcio José da Silva, Newdenberg Ferreira Galvão, Harlley Campos Marques, Neuzelides Priscila Silva Andrade, Danilo Cláudio Lira dos Santos, Ronaldo Marinho de Souza, Gil Xavier Filho, Jorge Luiz Barros do Nascimento.

Atualmente, a STTU conta com o efetivo de 220 agentes de trânsito, atuando nas áreas de educação, engenharia e fiscalização de trânsito. Entre as funções desempenhadas estão: o disciplinamento da circulação viária, a fiscalização da operação de transporte coletivo, suporte às ações de educação, engenharia de trânsito e reprogramação semafórica, entre outras atividades como intervenções viárias e cobertura de eventos.