A Escola Municipal Professor Berilo Wanderley, localizada no bairro de Bom Pastor, realizou durante todo o dia desta quinta-feira (29), a “XX Mostra do Conhecimento Escola Espaço de Aprendizagem e Interação Social”, com apresentações culturais e mostra coletiva dos trabalhos realizados pelos estudantes. Os pais e responsáveis visitaram o evento, que teve como objetivo detalhar na comunidade escolar o resultado de saberes construído na instituição e as práticas de sala de aula.

O gestor administrativo, professor Edeilson Matias da Silva, reforçou que o objetivo principal é mostrar os resultados dos trabalhos realizados pelos estudantes durante todo o ano, juntamente com os professores e a equipe pedagógica, sobre a orientação do gestor pedagógico Marcelo Mendonça. “É um dia diferente na escola que é aberta para receber a comunidade e ver o fruto do trabalho não só pedagógico, mas também artístico e esportivo, que os 281 alunos do 1º ao 5º ano, vem desenvolvendo em sala de aula. Muitas vezes não é visível para a família, então, é um momento em que essa visibilidade se mostra para todo o entorno da nossa escola”, afirmou Silva.

As apresentações culturais constaram de teatro de bonecos, ciranda dos bichos e a apresentação artística “Saia da Boneca”, em seguida iniciou uma conversa sobre o programa Justiça e Escola. Nas salas, cada uma teve uma temática diferente para apresentar aos visitantes como brinquedos e brincadeiras, zona rural e urbana do município de Natal, espaços de desafios, além da sala de leitura e recurso multifuncional com a rotina de exibições de trabalhos em vídeos e atividades didáticas.

A professora de Artes que coordenou a atividade a Saia da Boneca, Juvencina Magna Silva de Araújo, comentou que ensina teatro para as turmas do 4º ano e a dança com as turmas do 5º ano, e faz um diálogo artístico quando cria uma apresentação com os estudantes. “No caso específico da apresentação da Saia da Boneca foi justamente esse diálogo que eu tentei fazer, entre a espacialidade e comunicação, entre teatro e dança. Aproveitando que recentemente, nós tivemos as comemorações do folclore, peguei esse tema e trouxe um pouco da ciranda de roda. Numa perspectiva de estar também simbolizando através dessa Saia da Boneca, a questão da coletividade, da união, da interdisciplinaridade. Se todos não segurarem a saia da boneca, não existe saia, ou seja, não existe elo, não existe aliança”, explicou.

A estudante do 5º ano e personagem principal da Saia da Boneca, Riane Vitória Torres da Silva, avaliou como interessante a apresentação e a prática de canto e dança nos ensaios.  “Ensaiei muito a coreografia, cantei, dancei com bambolê, com as fitas e me inspirei na boneca Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo”, finalizou.