Foi encerrada na tarde desta quinta-feira, 6, a II Oficina do Projeto Orla com a aprovação em plenária do plano de ação para cada Unidade de Planejamento (UP), a partir dos problemas e das potencialidades identificadas na primeira oficina. Também foi votado o indicativo para composição do Comitê Gestor. Todas contribuições serão levadas a audiência pública, que deverá acontecer no início do próximo ano para votar o Plano de Gestão Integrada da orla (PGI).

Durante três dias, mais de 50 representantes de associações de moradores, representantes de atividades econômicas (pesca, turismo, comércio, portuária), assim como técnicos e gestores públicos, representantes de associações locais, professores e estudantes estiveram reunidos para discutir as ações estratégicas que podem proporcionar as condições para implementação do plano de ação para orla marítima de Natal. Na oportunidade, foram apontadas as ações, prazos e indicado o órgão responsável para execução da ação.

Segundo a secretária adjunta de Turismo de Natal, Christiane Alecrim, a ideia é identificar mecanismos de divulgação para o necessário envolvimento da sociedade, as alternativas de articulação política, bem como ações que potencializarão ações comuns em vários trechos da orla. “Todo material construído pela sociedade como o diagnóstico e plano de ação servirão para construção do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), que será votado em audiência pública”, esclarece ela.

Também foi votada a indicação da composição do Comitê Gestor do projeto orla, que será constituído de forma paritária, sendo 50% de representantes da sociedade civil e 50% de órgãos municipais.

As Unidades de Planejamento (UPs) abordadas durante o evento foram as praias de Ponta Negra e a Via Costeira (UP-1); Areia Preta, dos Artistas, do Meio, do Forte e Miami (UP-2) e a Redinha Velha como a Redinha Nova (UP-3).

Ao final, foi apresentada uma moção pelo coletivo ginga com tapioca, da praia da Redinha, com o pedido para não haver a retirada dos quiosqueiros da praia.