A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), através Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, em parceria com o programa SESI Cozinha Brasil, irá promover cursos na área de educação alimentar. Ao longo de três meses, a cozinha móvel do SESI estará na cidade juntamente com uma equipe de profissionais, composta por nutricionistas e auxiliares de cozinha, repassando à comunidade conhecimentos acerca do aproveitamento máximo dos
alimentos.

Os cursos irão acontecer na Casa dos Ofícios do Gramoré, zona Norte da cidade. As primeiras turmas já deram início às aulas, mas as inscrições estarão acontecendo semanalmente durante os meses de maio, junho e julho. Segundo a
coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB, Lisandra Brito, a equipe estará ensinando a reaproveitar alimentos que normalmente estariam sendo jogados fora. "Através do Cozinha Brasil, implementamos melhorias significativas no cardápio do cidadão natalense", acrescenta.

Os cursos encerrarão em 31 de julho, sendo cada um ministrado durante o período de uma semana, em duas modalidades: atendendo à comunidade em geral e na formação de agentes multiplicadores. O primeiro terá duração de 10 horas e as turmas atenderão até 35 alunos. Ao final de cada turma, serão selecionados aqueles que obtiverem melhor desempenho durante as aulas para repassarem os conhecimentos adquiridos à comunidade.

Os escolhidos farão o curso de multiplicador, com duração de 24 horas. Líderes comunitários, associações de bairro, profissionais da saúde e educação, ONG´s e outros interessados em repassar os benefícios da educação alimentar também podem se inscrever no curso de multiplicador. A estimativa é de que o programa atenda uma média de 345 alunos por mês, sendo 30% das vagas destinadas aos beneficiados pelo Programa Bolsa Família.

Com o objetivo de levar à comunidade conhecimentos básicos acerca de nutrição, os cursos oferecidos pelo programa ensinam ainda a preparar refeições de baixo custo de forma inteligente, evitando o desperdício e aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos. A iniciativa, em andamento desde 2004, foi desenvolvida pelo Conselho Nacional do SESI em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com apoio de empresas da iniciativa pública e privada.

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Alimentar do SESI, Cecília Lopes, é importante que iniciativas como essa aconteçam para conscientizar a população sobre uma nutrição barata e inteligente. “Muita gente não sabe que dá para aproveitar a casca dos alimentos, o talo, as sementes, onde é possível encontrar muitos nutrientes”, conta Cecília. Além de receitas do Programa, o aluno aprende conceitos que envolvem planejamento de compras, alimentação saudável e higiene alimentar. Agentes comunitários do programa Cozinha Solidária e cozinheiros do PETI também estarão sendo capacitados através dos cursos promovidos pelo SESI.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no CRAS de Pajuçara ou na Casa dos Ofícios do Gramoré. Os interessados devem comparecer portando cópia de CPF e RG, carteira de trabalho ou certidão de nascimento. O aluno participa gratuitamente e recebe um Kit contendo avental, touca, lápis e caderno de anotações. Ao final do curso, aqueles que tiverem freqüência igual ou acima de 75% ganharão certificado e livro de receitas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones do CRAS Pajuçara – 3232 – 4877 e da Casa dos Ofícios Gramoré – 3232 – 8209.