A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) iniciou nesta quinta-feira (27) uma busca ativa de atualização vacinal das crianças no município. Equipes de vacinadores vão percorrer os 77 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) disponibilizando todas as vacinas do calendário infantil. A primeira unidade é o Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha de Jesus, no conjunto Santarém.

Os alunos a serem vacinados devem apresentar declaração de autorização dos pais ou responsáveis, por isso, a escola comunica previamente a chegada das equipes para que seja providenciado o documento. Serão aplicados os imunizantes da primeira infância como Pólio, Varicela, Tríplice Viral e Covid-19 para que Natal atinja a cobertura vacinal esperada.

"Essa é mais uma estratégia de vacinação que iniciamos em Natal. Já fizemos essa busca ativa nas casas e agora vamos ampliar essa ação com as visitas nas escolas. É muito importante que os pais ou responsáveis entendam que a melhor forma de prevenir doenças é por meio da vacina", indica George Antunes, Secretário Municipal de Saúde.

"A programação será semanal. A cada visita será analisado o cartão de vacinas da criança para que seja verificada a necessidade de complemento ou início de um novo ciclo vacinal", comenta Veruska Ramos, Chefe do Setor de Agravos Imunopreveníveis de Natal.