Exercitando a criatividade e o raciocínio lógico, o laboratório de robótica da Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros tem um projeto educacional iniciado em 2022, que visa ensinar os estudantes a desenvolverem robôs e utilizar ferramentas de programação. As aulas são ministradas pelo professor José Alexandre Batista de Freitas e pela professora Francisca Patrícia da Silva. A unidade de ensino está localizada no bairro de Pajuçara e atende 578 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A unidade escolar possui cinco kits da Lego, marca de brinquedos de construção. As peças são utilizadas para a montagem dos robôs e equipamentos em conjunto com fontes de energia e conexões programadas pelo orientador. Atualmente, 50 alunos do 4º e 5º ano fazem parte das oficinas, que ocorrem no contraturno escolar para que possam dar ênfase ao aprendizado. Para o próximo ano, a equipe da Escola Municipal Professora Vera Lúcia S. Barros pretende ampliar o projeto para mais turmas, devido ao alto interesse de participação dos estudantes. As aulas acontecem durante quatro dias da semana.

O professor de Artes e monitor do projeto de robótica na Escola Municipal Professora Vera Lucia Soares Barros, José Alexandre Batista de Freitas, comentou sobre as oficinas e o impacto no aprendizado dos estudantes. “Ano passado eu fiz um curso de robótica no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e a diretora achou interessante a possibilidade de implantar esse projeto de robótica na escola. Nosso objetivo é fazer esse aluno se apropriar das características da robótica, como lógica, programação, fundamentos de matemática, de criatividade e resolução de problemas. Um dos planos para o próximo ano é colocar toda a minha carga horária para esse projeto e que possamos atender mais turmas com essa demanda. Se tratam de ferramentas pedagógicas em que eles se divertem bastante”, explica Freitas.

O estudante do 5º ano, Samuel Lucas de Oliveira Silva, de 10 anos, contou sobre o que mais gosta nas aulas. “Acho muito importante aprender robótica, quando eu monto um robô e controlo ele, me sinto a pessoa mais legal do mundo”, disse Samuel Silva. Já Luiz Henrique Ferreira França, de 12 anos, e também aluno do 5º ano, contou que as oficinas de robótica são as suas aulas preferidas. “Gosto muito de montar eles, o canguru e aranha são os robôs que eu mais gosto de fazer”.

A diretora administrativa da Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, Sandra Mara Mendes de Campos Paula, falou sobre o desenvolvimento das aulas de robótica. “A nossa ideia é começar também pelo 3º ano do Ensino Fundamental. Estamos trabalhando para aumentar esse número de alunos participantes. A iniciativa de conseguir construir algo é uma ideia que muitos alunos pensam que não conseguem, a robótica vem com essa finalidade. Dizer para o estudante que ele é capaz de produzir, com as ferramentas certas eles conseguem favorecer o conhecimento. Por meio da robótica, eles trabalham matemática, português, ciências e outras áreas de conhecimento. Se trata de uma dinâmica rica pedagogicamente. Este ano, na abertura dos jogos estudantis na escola, eles fizeram uma apresentação que encantou a todos, pais ligaram para saber como aquilo foi feito, e como seus filhos poderiam participar. Foi um sucesso, estamos muito felizes com o desenrolar desse projeto”, finalizou a gestora.