Segunda noite do 28° Encontro de Corais da Cidade do Natal e 20° Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), que aconteceu nesta quinta-feira (10), confirmou mais uma vez a potência cultural do evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Natal. Se apresentaram no palco do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) nove corais com repertório popular e erudito, além da cantora lírica e soprano Jariny Séfora.

O regente Edson Bruno de Araújo, do Grupo de Ópera Canto Dell’Arte falou da expectativa em poder se apresentar novamente no evento. “A minha expectativa depois de dois anos é muito gratificante e maravilhosa em poder sentir novamente o calor humano, depois de tanto tempo. Hoje, o nosso grupo apresentou uma peça inédita chamada “Godiam La Pace da Ópera Idomeneo”, de Wolfgang Amadeus Mozart, além de ser a estreia de 15 integrantes do grupo. O Enconat é um evento maravilhoso e que agradeço em participar, especialmente a maestrina Rosângela Albuquerque em coordenar o evento por 28 anos”, disse Araújo.

Acompanhando a esposa que foi se apresentar no Coral Luz do Sol, João Paulo de Araújo, de 78 anos, estava assistindo o evento pela primeira vez, comentou da beleza do encontro. “Está sendo uma noite bastante agradável, pois podemos desfrutar do canto dos corais que estão se apresentando com bonitas canções. As minhas impressões serão outras ao fim desta noite”, pontuou.

“Sempre que participamos de um festival como esse as expectativas são as melhores possíveis. A Camerata sempre apresenta um repertório que atinge o público de um modo geral. A expectativa é de que os outros corais também busquem alcançar a plateia. Depois de dois anos sem apresentações presenciais está sendo gratificante retornar com um trabalho mais maduro e com mais vontade”, relatou Waldir Luzz, de 56 anos, que integra a Camerata de Vozes do RN.

Integrante do Grupo Luz do Sol, a professora da Rede Municipal de Natal, Marluce Cavalcante Silva é coralista há nove anos. Ela falou da alegria de retornar às apresentações presenciais. "É um motivo de muita alegria poder participar novamente do Enconat e sentir o público novamente é algo bom. Cantar nesse coral me deixa bastante feliz”, disse a professora.

As apresentações da noite ficaram por conta dos corais, Luz do Sol, Vozes do Potengi, Sebrae RN, Camerata de Vozes do RN, Grupo Ópera Canto Dell’Arte, Coral Em Canto, Madrigal da Escola de Música da UFRN, todos de Natal-RN e o Vozes do Agreste, da cidade de Nova Cruz-RN, além da cantora lírica Jariny Séfora.