Ficou sob a responsabilidade da Banda Sinfônica da Cidade do Natal a abertura do último dia do 28º Encontro de Corais da Cidade do Natal (Enconat) que aconteceu no sábado (12), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). No repertório da banda, regida pelo maestro Willames Costa, os músicos executaram as canções Encanto (J. Smith), Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e Suíte Nordestina (Duda).

Empolgado com a apresentação, o maestro Williams Costa, destacou a importância do evento que já é tradição no calendário cultural da cidade. “Estamos prestigiando esse evento importantíssimo para fomentação dos corais e que bom que voltou de forma presencial, porque a música precisa de audiência para ser consumida. Isso é a valorização do canto coral do nosso Estado”, pontuou Costa.

Além da Banda Sinfônica da Cidade do Natal subiram ao palco os seguintes grupos: Coral Rouxinol, Coral Vozes do Sol, Coral UNP (Natal-RN), Coral Vozes do Torreão (Ceará-Mirim-RN), Coral Estrela D’Alva (Parnamirim-RN) e o Coral Universitário UNIPÊ (João Pessoa-PB), além do contratenor Luciano Sabino.

A coralista Irani de Fátima Alves da Costa, participante do Coral Vozes do Sol há 10 anos, destacou a alegria em voltar a participar do evento presencialmente, em decorrência da pandemia da Covid-19. “Agora estamos voltando com tudo e esperamos continuar firme para abrilhantar o encontro e espero que nosso grupo atenda as expectativas do público”, disse. O Coral Vozes do Sol é formado por funcionários ativos e aposentados do Banco do Brasil.

A plateia durante os quatro dias do evento é composta por apreciadores do canto coral, além dos familiares dos coralistas. Um exemplo, é a estudante Amani Gonçalves Costa, que falou sobre a beleza do evento e da expectativa em assistir os familiares no palco.  “A minha expectativa é tanta que estou até ansiosa para ver meu pai, minha mãe e meu irmão cantando no coral Estrela Dalva”, comentou.

Durante as apresentações, a coordenadora geral do evento e regente do Coral Municipal Sons da Terra, professora Rosângela Albuquerque foi homenageada pelos coralistas pelo empenho e dedicação na realização do evento. O encerramento do Enconat 2022 ficou na responsabilidade do Coral Universitário UNIPÊ, que levantou o público com uma apoteose musical e um tributo ao Grupo Queen, na regência do maestro João Alberto Gurgel.