A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) divulgou nesta segunda-feira (14) o resultado da seleção dos artesãos que vão participar do projeto da loja Natal Original, na Árvore de Mirassol (Espaço Cultural Marilene Dantas) e para exposição no seu entorno durante as festividades do Natal em Natal.

A loja  Natal Original tem um espaço com localização privilegiada em uma das principais entradas de Natal, com estrutura disponível para realização de eventos artístico-culturais na cidade. Atualmente, recebe maior fluxo de visitas no final do ano, devido às atividades do “Natal em Natal” e da decoração da maior árvore de Natal da cidade.

A seleção aconteceu por meio do edital nº 004/2022 e beneficiou 120 artesãos, artistas plásticos, empreendedores individuais, cooperativas e associação de artesanato e empresas artístico-culturais da região metropolitana. Dessas vagas, 40 foram preenchidas para permanência na Loja e 80 foram destinadas à exposição no entorno da árvore de Mirassol.

Para a secretária da Semtas esta é uma forma de impulsionar o artesanato local, sempre tendo em foco a busca por melhorias integrais no segmento, além de aquecer a economia mediante exposições de arte e cultura. E tem sido  um dos objetivos da gestão municipal destacar e valorizar os artesãos. “O prefeito Álvaro Dias prioriza o nosso artesanato local e ajuda a desenvolver a comercialização de produtos artesanais, rico em cultura e histórias do povo potiguar. Queremos estabelecer oportunidades e desenvolvimento da economia solidária. São 120 artesãos que durante o Natal em Natal vão fomentar a economia local e a geração de trabalho e renda de diversas famílias”, afirma

Os artesãos selecionados estão sendo coordenados pelo Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes) vinculado à Semtas. A seleção priorizou os artistas locais que por meio dos seus produtos artesanais, ricos em cultura e histórias do povo potiguar, possam oferecer aos visitantes  peças genuínas, uma experiência enriquecedora e uma  percepção do artesanato local.