O Centro Municipal de Educação Infantil Maria Lucila Alves de Carvalho, recebeu na tarde da quarta-feira (23), o fotógrafo Delson Fernando da Silveira Cursino como parte das atividades do Projeto das Emoções.  A proposta pedagógica do projeto é trabalhar as emoções dentro do contexto das Artes por várias vertentes para ampliar os conhecimentos das crianças, explorando atividades lúdicas na sala de aula. A unidade de ensino atende 121 crianças no bairro Lagoa Azul.

O fotógrafo Délcio Cursino, é engenheiro aposentado e tem a fotografia como hobby há anos, participa do grupo Engenho de Fotos onde realiza expedições fotográficas por diversos locais do Estado. Na visita ao CMEI, fez fotos das crianças nas atividades didáticas, relatou um breve histórico da fotografia apresentando câmeras analógicas e digitais e explicou como os temas nos passeios chamam a atenção para serem fotografados. As crianças ainda conferiram as imagens realizadas pelo fotógrafo.  

Segundo a diretora pedagógica Gildete Melo Silva, o projeto é realizado desde o começo do ano, divididos em etapas, como a música com a cantora Edja Alves, que fez uma tarde musical, incluiu ainda o escritor e piloto de aviação Graco Magalhães (falecido recentemente), em uma visita dos estudantes a sua residência e o produtor cultural e artista circense Ricardo Buihú que conversou sobre cultura. O projeto encerrou com a arte da fotografia com Delson Cursino.

“O Delson está vindo na escola para conhecer as crianças, fazer fotografia no olhar dele, como é essa rotina das crianças na educação infantil, trazendo essas emoções para a fotografia e que outras pessoas que venham contemplar essas imagens possam ver nelas as emoções.  Em outro momento, vamos selecionar as fotos junto com ele, escolher e iremos encerrar o projeto com uma exposição, que será mostrada a comunidade escolar e a intenção é colocar essas fotos numa exposição maior no Norte Shopping”, explicou Gildete Melo.  

Delson Cursino comentou que o objetivo principal era fotografar as crianças e interagir com elas em uma conversa sobre fotografia. “Foi uma tarde maravilhosa, porque parece que voltamos na infância e nos sentimos melhor e pode também dar algum retorno para essas crianças que estão passando pela mesma vivência que passamos há uns anos atrás. Só que com uma fotografia digital, antigamente só tinha foto analógica, nem todos tinham acesso e de 30 anos para cá a fotografia digital avançou e trouxe mais facilidade. Se fotografa as crianças e na mesma hora já está vendo a luz, a cor, o enquadramento, avaliando tudo e repetindo a foto se for necessário, é uma maravilha”, declarou. 

Para a educadora infantil do Nível III, Janaína Dionísio Raposo de Oliveira, a atividade com fotografia é muito relevante. “Por meio da atividade a criança pode também expressar através das fotos, pode fazer leituras e brincar de ser escriba através da leitura de imagens, brincar com as cores, podem se expressar através do desenho e com as múltiplas linguagens em uma aprendizagem através do lúdico e da arte, sempre brincando”, finalizou.