Desenvolvendo os traços culturais pertencentes ao bairro de Cidade Nova e apresentando o trabalho realizado pelos educandos no ano letivo, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Stella Lopes da Silva realizou na segunda-feira (28) mais uma etapa da X Mostra Cultural que acontece até esta terça-feira (29). O evento foi aberto oficialmente no sábado (26). Na ocasião, pais e crianças tiveram a oportunidade de prestigiar os trabalhos realizados durante o ano de 2022, nas salas de aula, como parte do projeto “Folclore Letrado Stella Encantado”. A instituição atende 400 crianças, dos níveis III e IV.

A educadora infantil do nível III no CMEI Professora Stella Lopes, Geruza de Medeiros da Silva, comentou sobre o tema abordado em sala e como foi o processo de reunir os trabalhos pedagógicos exercidos pelas crianças. “Estamos trabalhando a Ilha de Itamaracá, que se trata de um projeto importante para as crianças. Elas aprendem muito e desenvolvem dicção, maneiras de interagir com seus colegas e florescer seu espírito artístico. As crianças construíram as maquetes sob nossa orientação, reforçando a prática da escrita e da imaginação. Existem muitas características de um projeto como esse que contribuem no desenvolvimento pedagógico”, disse.

Acompanhando a mostra cultural, Janiara Bento de Lima, mãe de Alicia Gabriele Dantas de Lima, de seis anos, matriculada no nível IV, disse que é gratificante ver a filha em um momento como esse. “Muito bom ver os trabalhos deles, as apresentações são lindas. Minha filha disse que gosta muito, então tudo se torna ainda melhor”, afirmou. Também participando do evento, José Sandro Teixeira da Silva, pai de Luiz Felipe Trajano da Silva, de cinco anos, do nível IV, relatou que é fundamental a realização de um projeto educacional que exerça o aprendizado na prática e exaltou o trabalho realizado pela equipe do CMEI. “Esse momento de criação serve para que eles desenvolvam e aprendam mais sobre interação e sobre suas habilidades, coordenação motora. Fora o meio agradável que eles estão inseridos, junto aos colegas e professores. A criança se desenvolve e fica mais relaxada. Meu filho não é de falar muito, mas é nítido que ele fica impressionado com tudo isso. Ele fica encantado”, finalizou o pai.

A gestora pedagógica do CMEI Professora Stella Lopes da Silva, Andrea Kátia Bezerra da Silva, explicou sobre o projeto do ano letivo. “Estamos na décima mostra cultural do CMEI, que é essa roda de cultura. O CMEI Professora Stella Lopes é localizado em um bairro extremamente cultural e essa mostra ocorre a cada dois anos. Ela foi planejada desde o início do ano letivo, quando criamos o tema para nortear os processos pedagógicos do ano. O título “Folclore Letrado, Stella Encantado”, foi pensado desde o começo, fazendo parte dos exercícios desenvolvidos pelos professores e crianças e envolvemos toda a comunidade nisso, e com essa amostra, estamos mostrando para eles o fruto desse trabalho”.