Promover o bem-estar das mulheres por meio do esporte e lazer e mobilizar a população sobre a importância da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é o foco de mais uma ação realizada pela Prefeitura de Natal. A programação acontece na tarde do próximo domingo (4), das 15h às 17h30, quando a Rua Trairi será exclusiva dos ciclistas de todas as idades e das mulheres interessadas em aprender a pedalar. O evento tem participação das secretarias municipais de Esporte e Lazer, da Mulher e de Mobilidade Urbana, em parceria com a organização não governamental Escola Bike Anjo, que promove a inserção da população no universo das duas rodas.

A Escola Bike Anjo estará com sua equipe orientando as mulheres no processo de aprender a andar de bicicleta e também com informações sobre segurança durante o uso do equipamento. Outro parceiro da Prefeitura do Ciclo Natal, a Motociclo, também irá apoiar com bicicletas para as aulas iniciais. “Será uma uma tarde especial para as mulheres que querem aprender a pedalar ou para as famílias conviverem numa rua de lazer reservada para isso”, comentou a titular da SEL, Jódia Melo. Segundo a secretária, ainda nessa integração do esporte com a campanha dos 16 Dias será realizada a  final do Campeonato de Futsal Feminino no dia 8.

Uma das organizadoras da campanha, a secretária  Municipal da Mulher, Maria José Medeiros, explicou que este ano a campanha dos “16 Dias” não teve um tema mundial, então a prefeitura aproveitou o período da Copa do Mundo para abordar a participação da mulher na democratização do esporte. “Dentro dessa filosofia, a parceria com a Bike Anjo vai proporcionar às mulheres que não tiveram oportunidade de aprender a pedalar, uma nova atividade física que pode ser combinada com meio de transporte”, comentou.

Como parte da campanha, a programação quer colocar luz ao assédio que acomete mulheres no uso da bicicleta pela cidade. Será realizada uma roda de conversa com participação de ciclistas que já passaram por algum momento de assédio e como elas superaram. “O nosso objetivo com as rodas de conversa e as panfletagens é trabalhar o engajamento junto à sociedade, por isso é importante momentos que reúnam as pessoas para transmitir informação. No local vamos distribuir também uma tabela de jogos com um ‘violentômetro’ para chamar a atenção dos tipos de assédio e violência”, comentou a titular da Semul.

A ação 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que ocorre no final do ano, em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a mobilização abrange o período de 25 de novembro a 10 de dezembro. Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.