A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, por meio do Setor de Gestão de Benefício e do Cadastro Único, está convocando as famílias unipessoais (composta por uma única pessoa) para atualizar seus dados através do processo de Averiguação Cadastral realizado pelo Ministério da Cidadania. 
 
As famílias unipessoais são aquelas compostas por apenas um membro, inscritas no Cadastro Único, que tiveram cadastros incluídos ou atualizados de novembro de 2021 a outubro de 2022, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 606).
 
A averiguação está acontecendo no Brasil inteiro. O Ministério da Cidadania quer compreender o motivo pelo qual houve um aumento significativo de registros unipessoais. As famílias que no momento do cadastro declararam que moravam sozinhas ou que atualmente não moram mais sozinhas precisam atualizar o cadastro procurando as unidades do Cadastro Único ou solicitando uma visita domiciliar para que seus benefícios sejam desbloqueados. 
 
Desse modo, "solicitamos que as pessoas que realizaram a inscrição no Cadastro Único declarando que moravam sozinhas, mas atualmente possuem outras pessoas em sua composição familiar, devem atualizar seu cadastro, o mais rápido possível, visando evitar o impedimento na liberação do benefício, bloqueio e até mesmo a exclusão do cadastro da família a partir deste mês", afirma secretária da Semtas, Ana Valda Galvão. 
 
"Isso acontece, muitas vezes, quando a pessoa se cadastra morando sozinha e com certo tempo muda o perfil familiar passando a morar com outras pessoas, por exemplo, casando ou passando a morar com um irmão ou amigo. Pedimos que as famílias que se enquadram nestas duas situações compareçam às nossas unidades de Cadastro Único para que já entrem na folha de janeiro", reitera a chefe do Setor de Gestão de Benefícios e de Cadastro Único, Andréia Melo.
 
Esse público deve procurar as Unidades de Cadastro Único e os Centro de Referência da Assistência Social - Cras para maiores esclarecimentos e agendamento para possível atualização.