Os serviços de saúde emergenciais ofertados à população de Natal ganham um reforço importante da Prefeitura com a renovação completa da frota de ambulâncias para o SAMU 192 Natal. Sete novos veículos de atendimento avançado foram entregues ao prefeito Álvaro Dias pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quinta-feira (15), em solenidade que marcou também o lançamento da campanha de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação para atualização das vacinas da infância. A entrega, realizada no pátio do Via Direta, contou com a presença de representantes do Governo Federal, de Natal e do Estado. 

Na ocasião, o prefeito anunciou a aquisição de outras seis ambulâncias adquiridas com recursos do próprio município. Com a renovação completa, a estrutura do SAMU passa a contar com 14 novas ambulâncias e mais duas de reserva, incluindo o veículo recentemente doado pelo Ministério Público do Trabalho/RN. “Com essas novas aquisições e a doação de mais sete veículos pelo Ministério da Saúde, estamos renovando a frota do Samu. Com isso, podemos dar uma resposta de atendimento avançado, rápida e com segurança para salvar mais vidas”, disse o gestor.

As sete viaturas doadas a Natal são do tipo D, Ambulância de Suporte Avançado, veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.  Segundo o ministro Marcelo Queiroga, desde 2011 não havia renovação de frota do SAMU. A meta é totalizar 500 ambulâncias em todo o País. 

"Vamos fortalecer o atendimento pré-hospitalar, reduzindo mortes por doenças como infarto. As ambulâncias de suporte avançado vão reduzir o risco de morte, pois muitos pacientes vêm a óbito antes de chegar ao hospital”, explicou. O chefe da pasta anunciou ainda a ampliação dos repasses para o município na ordem dos R$ 12 milhões. O Samu Natal atende em média 18 mil chamadas por mês e conta com 344 profissionais de todas as áreas. ”A nova frota de atendimento avançado vai dar segurança ao atendimento de emergência, onde cada minuto faz a diferença na vida”, disse o  secretário de Saúde, George Antunes.

Vacinação
O lançamento da Campanha contra a Poliomielite e do Programa de Atualização da Caderneta Vacinal também foi destaque da solenidade. O ministro lembrou que há 30 anos o Brasil conquistou o título de país livre da Pólio, uma doença que mata ou que deixa sequelas severas. “Quem é mais novo não lembra quando os casos de poliomielite atingiam as crianças de forma irreversível. Talvez por nunca ter visto essa doença de perto, alguns pais mais jovens tenham baixado a guarda, mas é  inaceitável que a gente corra o risco de ter esse vírus de volta”, disse Queiroga. 
 
O objetivo da campanha é convocar pais e responsáveis para a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes. As vacinas  que integram a campanha são a Poliomielite VIP e VOP;  Meningocócica ACWY e C (meningite); Covid -19; Influenza; HPV; Tríplice Viral; Febre Amarela; Varicela e Pentavalente.