Titulares e representantes das secretarias que integram a câmara técnica da Prefeitura de Natal se reuniram na manhã desta terça-feira (03), no Palácio Felipe Camarão, para discutir estratégias para combater o problema das ligações clandestinas em redes de águas pluviais e de esgoto, em Natal. O elevado número de ligações clandestinas em alguns bairros da cidade vem preocupando esses órgãos.

Durante a reunião, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, apresentou informações gerais sobre o problema e destacou ser importante essa troca de informação entre as pastas do Município para se buscar formas de reduzir a incidência desse tipo de ilegalidade, como também criar formas de conscientizar a população acerca do furto de água e energia com os chamados “gatos”.

“As ligações clandestinas na rede são consideradas crimes, porque contribuem para a poluição do meio ambiente, podendo provocar uma série de problemas, afetando assim a população, além de comprometer a infraestrutura das vias públicas”, ressaltou Thiago Mesquita.

Com a proximidade das chuvas, ficou acordado que as ações promovidas pelas secretarias através da câmara técnica da Prefeitura serão intensificadas para minimizar possíveis impactos, principalmente em áreas de lagoas. Para a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, as áreas de lagoas são os maiores problemas, durante o período chuvoso, devido ao seu transbordamento.  “A Defesa Civil faz todos os anos um relatório sobre a situação das lagoas através de topografia. Esse é o maior problema a ser enfrentado, haja vista que são 67 lagoas de tratamento”, disse.

“O trabalho de conscientização vem sendo feito pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) intensamente. Não há como alegar desconhecimento”, pontuou o diretor técnico da Arsban, Victor Freitas, destacando o avanço no abastecimento de água e esgotamento sanitário.