A tradicional programação religiosa e cultural em homenagem aos copadroeiros da cidade de Natal, a Festa de Santos Reis, foi encerrada nesta sexta-feira (6) com todos os elementos que regem sua história. Procissão, missa, apresentação do folguedo popular e shows musicais. Uma multidão acompanhou a caminhada com as imagens dos três reis Belchior, Gaspar e Baltazar, da praia de Santos Reis até o Santuário. A 113ª edição da celebração teve como tema ‘Com Cristo, renovemos nossa fé e esperança”, em alusão ao calendário das festividades em torno da fé e da Igreja Católica. Fiéis acompanharam a chegada das imagens e a celebração da missa, coordenada pelo Padre Francisco Lima em conjunto com o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha. O evento também contou com a participação de várias autoridades e religiosos. 

Como é de praxe, o prefeito Álvaro Dias prestigiou a celebração de encerramento da festa, que contou mais uma vez com apoio logístico, programação musical e infraestrutura da prefeitura por meio de suas secretarias. O gestor desejou votos de paz e bênçãos pelo ano que se inicia e destacou a importância de se valorizar a festa que é um marco de cultura e fé da capital. “Entregamos na última semana a nova escadaria da Igreja Sagrada Família, muito elogiada pela comunidade pelo belíssimo trabalho dos mosaicos. Aproveito para fazer um novo anúncio da requalificação da orla de Santos Reis e o início das obras de revitalização da Pedra do Rosário. Na próxima procissão, se Deus quiser a Pedra do Rosário já estará retomada”, declarou.

O celebrante padre Francisco Lima destacou que a Festa de Santos Reis está ligada à própria história da cidade e exaltou o retorno dos folguedos representativos do período. “Quero fazer uma menção especial pelo apoio da prefeitura, por meio da Funcarte, de resgatar a Folia de Reis, tão importante manifestação popular”, disse. Dom Jaime Vieira lembrou que a Festa de Santos Reis abre o ano litúrgico e é uma das representações mais bonitas da fé cristã. “A presença dos Reis Magos simboliza a representação do amor nos corações. Eles se prostraram diante daquele homem e daquela mulher simples e reconheceram a santidade do menino Jesus”. 

Em Natal, celebra-se a Festa de Santos Reis desde 1633, onde a primeira capela dedicada aos Reis foi construída na Fortaleza da Barra, atual Forte dos Reis Magos. As centenárias imagens presentes no Santuário foram doadas em 1753 por Dom José I, rei de Portugal. Este ano, além do Chefe do Executivo Municipal, a festa foi prestigiada pela governadora Fátima Bezerra, vereadores e lideranças comunitárias.