O 5º ano do Ensino Fundamental encerra os anos da etapa conhecida como anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental, ou seja, é um ano de transição para os anos finais (6º ao 9º). Nesta perspectiva, a Escola Municipal São José, situada em Ponta Negra, promoveu na manhã desta quarta-feira (18), a solenidade de formatura de 45 estudantes das turmas de 5º ano. Emoção, homenagens e despedidas marcaram a cerimônia que foi realizada no Conselho Comunitário da Vila de Ponta Negra, e contou com a participação de toda comunidade escolar.

A gestora pedagógica Damiana Pereira dos Santos ressaltou a importância de celebrar a formatura do 5º ano. “É gratificante ver o sorriso no rosto dessas crianças, a alegria e orgulho das famílias e a felicidade das professoras com o reconhecimento do trabalho concretizado. A maioria dos nossos alunos estão na escola desde o primeiro ano, então, estamos bem felizes em comemorar este momento de vitória e avanço da etapa escolar dos nossos estudantes”, disse.

O estudante José Ricardo Oliveira da Silva, de 12 anos, concluinte do 5º ano, contou que vai sentir saudade da escola. “Eu gosto bastante dessa escola. Adorava as aulas de Português, Educação Física e Artes. Vou sentir falta de todas as professoras”. No ano letivo de 2023, o aluno vai cursar o 6º ano na Escola Municipal Professora Josefa Botelho, em Ponta Negra.

Bastante contente com a conclusão do filho estava Kaliane Bernardo Galvão, mãe de Pedro Henrique Bernardo Galvão da Silva, de 11 anos. “A Escola São José foi muito importante na formação do meu filho. Ele desenvolveu bastante em cada nível escolar. Ele é um menino inteligente, porém bastante dedicado aos estudos”, afirmou a mãe. Kaliane Bernardo também comentou sobre o significado da comemoração da formatura do filho. “Só tenho orgulho do meu filho e estou bastante feliz em saber que ele venceu mais esta etapa na vida escolar”. Pedro Henrique Bernardo foi um dos estudantes da escola premiado com um curso gratuito de desenho.

“Sempre é uma sensação bastante emocionante e de celebração de final de ciclo, mas com a certeza de que sementes foram plantadas para o futuro. A educação é isso, você não tem como lançar sementes e esperar. É confiar no trabalho realizado com os estudantes e no que eles são capazes”, finalizou a professora Cristiane Borges Honório.