A Secretaria Municipal de Saúde de Natal vai implementar o Mapa de Risco nos serviços de saúde. O Mapa será alocado nos setores de todos os estabelecimentos de saúde vinculados à SMS Natal.

O objetivo é informar e lembrar os trabalhadores, de forma clara e visual, os riscos existentes no ambiente de trabalho, devendo ser fixado em local de fácil acesso e visualização, dessa maneira, os frequentadores dos diferentes ambientes serão informados dos riscos aos quais estão expostos.

Esse trabalho iniciou na SMS Natal em maio de 2022, articulando diversos setores do Departamento Gestão de Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), além de dez  estagiários de segurança do trabalho e cinco Bombeiros civis.

O modelo adotado para mapa de risco visou à padronização das informações e facilidade na visualização dos riscos dos estabelecimentos de saúde vinculados à secretaria, onde todos receberam o material impresso e plastificado para melhor durabilidade.

Segundo o secretário municipal de saúde, George Antunes, a elaboração do mapa precede uma orientação e reconhecimento por parte dos trabalhadores sobre os riscos ocupacionais inerentes ao processo de trabalho. O mapa de risco contribui para a implementação de ações futuras voltadas para segurança e saúde do trabalhador.

O Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores de risco presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores. É construído tendo como base a planta baixa ou esboço do local de trabalho, onde os riscos serão definidos pelos diâmetros dos círculos (gravidade - pequeno, médio e grande).

“Esse projeto foi um marco para a Política Municipal de Saúde do Trabalhador do SUS/Natal (Portaria 053/2014), além de proporcionar um maior entrosamento dos serviços de segurança e saúde do trabalhador do Município de Natal com distritos sanitários e unidades de saúde e, consequentemente, com nossos servidores”, destacou George Antunes.